06/09/2015 11h00 - Atualizado em 15/08/2016 15h01

Desfile de 7 de setembro em Cariacica: de carros antigos a aeronaves

A abertura do desfile de 7 de setembro vai fazer os presentes ao evento viajarem ao passado, pois o Clube de Admiradores de Veículos Antigos do Estado do Espírito Santo (Clava) vai entrar em cena com 15 carros como Passat, Opala, Dodge, C-10, Corcel, Fusca, Galaxie, Aero Willys, entre outros, todos de fabricação nacional.

O evento ocorre este ano na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, Cariacica, com previsão de início às 8h30. O presidente do Clube, Max Ronald de Vargas Montalvão, diz que o público deve se identificar ao ver os veículos, pois muitos tiveram uma experiência com estes carros, do fim da década de 60, 70 até início dos anos 90. “Por onde passamos, sempre uma pessoa chega e conta uma história, de uma determinada lembrança do passado. Temos a honra de abrir o desfile, prestigiando o evento. Participamos muito felizes, pois zelamos muito por esses carros, que têm peças de reposição difíceis”. Max Ronald afirma ainda que a circulação com os veículos se dá eventualmente, para manter a manutenção em dia, como lubrificação de rolamentos e óleo circulando.

Se em terra a abertura do desfile remete ao passado, no ar, o grupamento aéreo da Secretaria de Estado da Casa Militar, que conta com cinco helicópteros, fará uma apresentação homenageando o Estado, o Brasil e o município de Cariacica, levando suas respectivas bandeiras. O sobrevoo será feito após testes que visam garantir a segurança de todos.

O evento terá também a participação dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira e ex-combatentes do Brasil; ex-integrantes do Batalhão de Suez e Boinas Azuis; integrantes da Escola de Aprendizes de Marinheiros; da Capitania dos Portos do Espírito Santo; do 38º Batalhão de Infantaria; da Polícia Militar; do Corpo de Bombeiros Militar; da Polícia Civil; Clubes de Carros; Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG); Clube de Escoteiros;  Clube de Desbravadores; e Projeto Mãos que Ajudam.

Ao som da banda da Polícia Militar, o governador do Estado, Paulo Hartung, fará revista à tropa. A ideia de realizar o evento este ano no município de Cariacica é fazer um deslocamento do desfile e de tudo que ele representa, como os valores cívicos e o patriotismo, que estão inseridos na solenidade cívico militar do 7 de setembro, denominado Dia da Pátria. A previsão é a de que aproximadamente 1.000 militares e 600 civis participem.


O desfile contará ainda com a Companhia de Operações, com cães do Batalhão de Missões Especiais; e também haverá participação especial do grupamento de operações aéreas do Governo do Estado.

“Atrair cidadãos de outras cidades e proporcionar o deslocamento da população que aprecia este momento, que reúne as forças de segurança e também entidades da sociedade civil, são importantes para disseminar estes valores em outras regiões do Estado. Na Região Metropolitana, este ano será Cariacica. Nos próximos anos, a intenção é que o desfile ocorra em um município da Região Norte do Estado. No outro ano, em uma cidade do Sul e, no ano seguinte, em outro da Região de Montanha”, afirma o subsecretário da  Casa Militar, coronel Daltro Ferrari. A organização do evento é da Secretaria da Casa Militar do Governo do Estado.

Ambulâncias das Corporações e equipe de resgate do Corpo de Bombeiros darão apoio para atender eventuais emergências.

Interdição de ruas

A interdição e retirada de veículos da avenida Expedito Garcia, para montagem de palanque, decoração e interdição, ocorrerá  a partir das 14 horas do domingo, dia 6 de setembro, sob a responsabilidade da Secretaria de Defesa Social de Cariacica. À meia noite haverá interdição das ruas urbanas anexas ao desfile. À Prefeitura caberá estabelecer o controle do trânsito e dos locais de estacionamento (concentração e dispersão) e retirar os veículos estacionados na Avenida Expedito Garcia, Avenida Ministro Eurico Sales de Aguiar, Avenida Getúlio Vargas e Rua José Barros da Silva, que possam prejudicar a segurança e o fluxo do trânsito e do desfile.

 

Às 05 horas da segunda, dia 7, haverá a interdição da Rodovia BR 262, a cargo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no sentido Viana x Vitória, para interromper a passagem de veículos na via lateral da BR 262 na altura da Loja Regiani Máquinas e Ferramentas e o acesso à via lateral da BR 262 após o cruzamento com a Avenida Expedito Garcia, na altura da Loja Solução Auto Center. No sentido Vitória x Viana, será mantida viatura de apoio no cruzamento da BR 262 no Posto Valentim e no  cruzamento da BR 262 - Estádio Kleber Andrade.

 

Ordem do desfile:

- Veteranos da Força Expedicionária Brasileira e ex-Combatentes do Brasil;

- Ex-integrantes do Batalhão de Suez e Boinas Azuis;

- Escola de Aprendizes de Marinheiros;

- Capitania dos Portos do Espírito Santo;

- 38º Batalhão de Infantaria;

- Polícia Militar do Espírito Santo;

- Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo;

- Polícia Civil do Espírito Santo;

- Clubes de Carros;

- Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG);

- Clube de Escoteiros;

- Clube de Desbravadores;

- Projeto Mãos que Ajudam.

 

Superintendência Estadual de Comunicação Social

Diretoria de Imprensa

Marcia Brito

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard