Detran|ES dá orientações para trânsito seguro no Carnaval
O Carnaval está chegando e muita gente vai pegar a estrada para se divertir. Seja para curtir a folia ou para descansar no feriadão, quem for viajar deve ficar atento aos cuidados com o veículo e com a segurança na estrada, além de ter toda a sua documentação em dia. Confira as orientações do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) para não ter problemas durante a viagem.
Para garantir a própria segurança e a de todos no trânsito, o condutor deve obedecer à sinalização e aos limites de velocidade, utilizar equipamentos de segurança, praticar a direção defensiva e sempre respeitar os outros veículos e pedestres. Além de contribuir para a preservação da vida, essas atitudes também evitam que ele seja multado por desrespeitar normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A manutenção do veículo também é fundamental para evitar contratempos e para que o passeio seja feito em segurança. Antes de seguir viagem, o motorista deve checar a condição de itens como pneus, freios, alinhamento e o sistema elétrico do automóvel e conferir se as ferramentas obrigatórias estão no carro, como macaco, chave de roda e triângulo para sinalização. Os cintos de segurança devem estar disponíveis para todos os ocupantes do veículo, inclusive para os passageiros de trás. E quem vai viajar com crianças deve se lembrar das cadeirinhas infantis.
Para evitar contratempos, é importante que o condutor planeje o itinerário, incluindo paradas para abastecimento e descanso em caso de viagens mais longas. “Independente se o passeio é num trajeto curto ou para lugares mais distantes, o condutor deve manter todos os cuidados com a segurança e o respeito às regras de trânsito para evitar acidentes, preservar a sua vida e a segurança de todos”, alerta a diretora Técnica, Edina de Almeida Poleto.
Antes de pegar estrada, é importante conferir, ainda, se está com toda a sua documentação em dia. Ao dirigir, o motorista deve ter em mãos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro da validade e em situação regular e o licenciamento, já que são documentos de porte obrigatório. E todos os condutores devem estar com o licenciamento anual de 2015 pago para que possam trafegar em vias públicas com o veículo. “Caso o documento não esteja em dia, o veículo poderá ser retido pela fiscalização”, alerta o gerente operacional do Detran|ES, Maurício Becker.
Bebida e direção
Nessa época de curtir blocos carnavalescos e reunir os amigos, muitas vezes acompanhados de bebidas alcoólicas, é importante que os motoristas e também quem for pegar carona se lembrem de que nunca se deve misturar bebida e direção. Além do risco de provocar acidente, ameaçando sua própria vida e a segurança das pessoas que passam pelas vias ou estão dentro dos veículos, o motorista flagrado conduzindo automóvel sob efeito de bebida alcoólica recebe multa de R$ 1.915,40 e tem sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, ficando 12 meses sem poder dirigir. O condutor também pode ser preso e responder por crime de trânsito.
O diretor geral do Detran|ES, Romeu Scheibe, alerta para a importância do comportamento seguro no trânsito para a preservação da vida. “Além de não dirigir sob efeito do álcool, é importante que as pessoas sejam conscientes e não aceitem carona de motoristas alcoolizados e, se possível, impeçam que esses dirijam”, orienta.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Fabricia Borges