Detran|ES orienta sobre prazos do processo de habilitação
Vai iniciar o processo de habilitação? Fique atento aos prazos. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informa que assim que um processo de habilitação é aberto junto ao órgão de trânsito, o candidato tem o prazo de 12 meses para concluir o procedimento, conforme estabelecido na Resolução nº 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O processo de habilitação é feito por etapas. Na primeira estão os exames físico e mental, que irão avaliar a visão, força muscular, coração, pulmão e saúde mental. Depois, o candidato passa pela avaliação psicológica. Os estudos teóricos sobre legislação de trânsito só terão início após o candidato ser considerado apto nesses exames.
“A legislação exige que o candidato à habilitação passe por 45 horas/aula de curso teórico e se aprovado no exame, ele começa as aulas práticas, que devem ter obrigatoriamente, no mínimo, 20 horas/aula para a categoria A. Para a categoria B são obrigatórias, no mínimo, 25 horas/aula, das quais 05 horas/aula em simulador de direção veicular”, esclarece a subgerente de Condutores do Detran|ES, Sandra Milanezzi Santorio.
Após finalizar as aulas práticas, é chegada a hora do exame prático de direção veicular. “Nas aulas práticas, é fundamental que o candidato, junto com seu instrutor, avalie se as horas obrigatórias foram suficientes ou se é necessário fazer mais aulas para que ele se sinta preparado na hora da prova”, explica a subgerente.
Caso o candidato reprove no exame teórico ou prático, ele terá que esperar 15 dias para fazer novo exame, sem precisar repetir as etapas nas quais foi aprovado anteriormente, desde que o processo esteja dentro da validade. Se o processo vencer, o candidato terá que reiniciá-lo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Zu Coelho
3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br
Texto: Zu Coelho