18/11/2016 14h30

Educação de Jovens e Adultos: escolas realizam projetos

Preparando os estudantes para a carreira profissional, a Escola Estadual Professor Elpídio Campos de Oliveira, localizada em Montanha, desenvolveu o projeto “Escolha Profissional...E agora o que fazer?”, com o intuito de proporcionar aos alunos da 3ª etapa do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) um momento de reflexão sobre o futuro e vocação.

 

O projeto – idealizado pelo professor de Filosofia, Fábio Lopes Ferreira, em parceria com os professores das demais disciplinas – foi composto por duas fases: a primeira, um trabalho de pesquisa produzido pelos alunos, a respeito da área de interesse pessoal. Já a segunda fase, por palestras sobre orientações vocacionais, além de visitas a faculdades, dinâmicas e confecção de painéis. 

 

“Os jovens, nesta fase, sentem-se muito angustiados com a indecisão sobre sua vocação, e por isso necessitam de uma orientação para direcionar sua decisão. O projeto visa favorecer essa orientação, conhecendo um pouco da individualidade de cada um, bem como ter uma noção do que é cada área que eles pensam em seguir”, explicou o professor Fábio.

 

Para o desenvolvimento das atividades, os estudantes selecionaram áreas de maior interesse, como Medicina, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Psicologia e Odontologia. “Os alunos estão entusiasmados e já conseguem até vislumbrar grandes sonhos em busca de sua realização” concluiu Fábio.

 

Conhecendo os Brasis

Buscando traduzir as identidades morais e intelectuais dos estudantes, a Escola Estadual Liberal Zandonadi, localizada em Venda Nova do Imigrante, proporcionou à turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) o projeto “Conhecendo os Brasis”, que estimulou o aprendizado sobre as diversas regiões do país e as diferentes realidades.

 

Durante seu desenvolvimento, os professores trabalharam temas como a variação da Língua Portuguesa (dialetos e gírias) e também a busca do conhecimento dos limites territoriais do país como o relevo, clima, biomas, a cultura envolvendo a arte, a realidade socioeconômica e também a culinária típica de cada região.

 

Para trabalhar os temas propostos, os alunos realizaram apresentações, desfiles e degustações da culinária típica, além de participar da palestra Biomas, ministrada pelo professor Tiago Altoé e prestigiar as apresentações dos grupos de Folias de Reis e Capoeira do município.

 

Desenvolvendo a leitura e a escrita

 

Com o objetivo de desenvolver o conhecimento e o hábito da leitura e escrita, a Escola Estadual Aristides Freire, de Colatina, desenvolveu com os estudantes das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) o projeto “AF News – Aristides Freie Notícias”.

 

No projeto, os alunos elaboraram um jornal expositivo, com textos produzidos pelos estudantes e toda a gestão escolar. Participaram os alunos das turmas do 1º segmento (Ensino Fundamental), que estudaram sobre a história do jornal, produziram charges e classificados poéticos; e o Ensino Médio, que trabalhou com ditos engraçados a partir do Tangran, eixos temáticos como políticas e economia, além da produção de gráficos estatísticos sobre a H1N1, candidíase, sífilis e uma paródia sobre vírus e bactérias.

 

Além das produções expostas nos murais da unidade, o projeto também contou com apresentações, entre elas a encenação do Mito da Caverna, do filósofo Platão, realizada pela 2ª série do Ensino Médio, que também confeccionou um termômetro caseiro com materiais recicláveis.

 

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Texto: Paula Nogarolli

 

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