04/02/2015 12h00 - Atualizado em 24/08/2016 14h38

Em palestra no Palácio Anchieta, Gerdau defende uso de ferramentas de gestão

Com objetivo de fortalecer os princípios da meritocracia e gestão pública eficiente em período de austeridade fiscal, o Governo do Estado promoveu na manhã desta quarta-feira (04) uma reunião de trabalho com secretários estaduais, empresários e representantes das prefeituras da Região Metropolitana da Grande Vitória. O evento teve como palestrante especial  o presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, que na oportunidade defendeu o uso da  tecnologia no poder público. O encontro  foi realizado no salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Gerdau falou sobre a necessidade de combate ao desperdício dos recursos públicos e a obrigatoriedade do gestor público criar  e respeitar os cumprimentos de prazos e metas. Jorge Gerdau disse ainda que para enfrentar os desafios é básico desenvolver e disseminar uma política pública de meritocracia inteligente que envolva os servidores, fornecedores e sociedade.  Em o que chamou de "visão simplificada, porém prioritária" o empresário reforçou por diversos momentos a necessidade do poder público, em suas diferentes instâncias, priorizar a utilização  de ferramentas modernas  e inteligentes de gestão.

"A construção de um mapa estratégico é uma ferramenta primária, porém tem uma enorme  capacidade de somar nas políticas públicas. Gestão é isso, um modo eficiente de  atender novas demandas sem descobrir outras áreas já atendidas. Mesmo no poder público, vivemos em uma economia global que torna necessário acompanhar a evolução tecnológica para ser competitivo e, consequentemente,   receber investimentos da iniciativa privada que representam geração de emprego e renda", ponderou  Gerdau Johannpeter.

O empresário falou ainda da relação complexa entre governança  e gestão em suas classificações de importâncias e níveis. "O processo de gestão mais simples que existe é a governança para definição dos propósitos. A gestão pública deve ser caracterizada por prazos e metas. O recurso público é mais caro e importante que o privado, pois tem um apelo altamente social com expectativa de retorno em benfeitorias", completou.

Durante o evento, o governador Paulo Hartung reforçou que o Brasil e o Espírito Santo passam por um período desafiador na gestão pública com a tomada de medidas consideradas impopulares para organizar e readequar orçamento público.  "Essa é uma reunião de trabalho focada no enorme desafio da gestão pública que estamos vivenciando. O momento é desafiador e acertos  precisam ser feitos para o país recuperar a credibilidade que precisa. O ganho deste momento é se avançarmos no contexto da reorganização da máquina,  sem flertar com as ações equivocadas de um passado recente, para num futuro próximo recuperar a capacidade de investimento", ponderou.

Assessoria de imprensa do Governo do Espírito Santo

Leonardo Nunes