Escola Família Agrícola de Montanha recebe oficina sobre Cadastro Ambiental
Estudantes do 4º ano do Ensino Médio da Escola Família Agrícola de Vinhático, em Montanha, participaram de Oficina sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ação foi realizada pelos técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Dalvan Gonçalves Mendes e Paulo Vinicius Alves Peruchi, nessa quinta-feira (25).
Segundo Dalvan, o objetivo foi orientar os alunos sobre o CAR, que é uma exigência do Código Florestal Federal implementado em 2012. “O cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais, sendo pré-requisito para a emissão de licenciamento ambiental, venda ou transferência da propriedade, acesso a crédito rural e outras atividades ou autorizações. Como a maior parte dos estudantes moram na zona rural, é importante que eles saibam dessa obrigatoriedade e da importância da execução”, explicou.
O CAR deverá integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais de todo país. “Por meio dessa ferramenta, será possível mapear as APPs que precisam ser recuperadas bem como delimitar a preservação das áreas de Reserva Legal, auxiliando na gestão dos remanescentes florestais do Espírito Santo, por exemplo”, disse Paulo Peruchi.