27/10/2016 15h00 - Atualizado em 27/10/2016 14h45

Escola Gisela Salloker Fayet vence prêmio internacional

Mais uma escola da rede estadual de educação é vencedora de um prêmio. As alunas Aléxia Gomes Carvalho, Danieli de Souza Borsonelli, Estela Littig Boecker e Gabrielly Caçandre, da Escola Gisela Salloker Fayet, de Domingos Martins, ganham o prêmio da Feira Internacional de Ciência Aplicada, Invenções e Inovações (InnovaCities) 2016, que é organizada pela Associação Brasileira Internacional de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores (ABIPIR).

As estudantes desenvolveram o trabalho “Elaboração de condimento para carnes a partir da fumaça de carvoaria”, como explicou a diretora Josilene Eralacher Werneck Machado Falk, que acompanhou de perto o trabalho. “Esse estudo foi fruto da Feira de Ciências da nossa escola, que acontece todos os anos, a partir da metodologia pedagógica Aprendizagem Baseada em Problema, em que além de teoria e prática, os alunos estudam no contraturno para resolver problemas sociais”, contou Josilene.

A cerimônia de premiação foi realizada dentro da programação do 20º Salão do Inventor Brasileiro, no Shopping Mestre Álvaro, na Serra.

A aluna Danieli contou que não esperava que o trabalho pudesse ir além da feira da escola. “Ficamos muito felizes com a premiação. Nosso trabalho começou na carvoaria do meu tio, onde identificamos um líquido que sai do cano do forno de carvão. Estudamos esse líquido e chegamos à conclusão que ele serve para temperar carne, dando um gostinho de defumada”, disse.

Segundo o professor orientador Denilson Garcia, a ideia partiu das próprias alunas. “O mais interessante além do esforço das meninas, que tiveram a iniciativa, foi a integração da família no desenvolvimento do trabalho. Os pais das alunos estiveram o tempo todo presentes”, falou o professor de Química e Biologia.

InnovaCities

A Feira Internacional de Ciência Aplicada, Invenções e Inovações (InnovaCities) se constitui no sistema mais diversificado de inovação do Brasil contemplando mostras de inovações tecnológicas e sociais, ações de empreendedorismo como rodadas e encontros de negócios para inventores, startups e empresas, palestras e workshops.

A sua primeira edição ocorreu em 2011 no município de Castelo, Espírito Santo, tendo na época sido denominado InventaBrasil. No ano seguinte foi realizado no município de Vitória e se internacionalizou tendo a presença de inventores da Alemanha e Irã.

Em 2015 o InnovaCities se tornou um evento itinerante tendo sido realizado na cidade de Vitória na sua 5ª edição e na cidade de Foz do Iguaçu com o nome InnovaCities Latino América.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard