01/06/2015 14h50 - Atualizado em 19/08/2016 14h52

Escolas promovem visitas técnicas para aprofundar aprendizado

Estando cientes de que os estudantes necessitam complementar o aprendizado recebido em sala de aula para que possam se tornar profissionais mais capacitados, as Escolas Dom José Dalvit, Afonso Cláudio e Anna Gomes levaram seus alunos para visitas técnicas, referentes às disciplinas estudadas.

Cerca de 90 alunos dos cursos de Ensino Médio Integrado e Subsequente em Administração e Informática, da Escola Dom José Dalvit, localizada em Montanha, visitaram o Polo Moveleiro, em Linhares. No local, os alunos assistiram a uma palestra sobre a importância da atuação do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do Espírito Santo (Sindimol).

Visitaram, também, três grandes empresas do ramo moveleiro, ACP Móveis, Móveis Perfil e a Móveis Rimo. Segundo a coordenadora do curso técnico em Administração, Crislaine Selles, é importante visitar os locais que são excelências nos serviços prestados.

“A visita técnica possibilitou aos alunos visualizarem a integração dos níveis estratégico, tático e operacional das empresas e do sistema de produção. Além disso, eles também puderam visualizar o sistema de automatização e a tecnologia empregada”, finalizou.

 

Semana de visitas

 

Os alunos do curso técnico em Meio Ambiente, da Escola Afonso Cláudio, também dedicaram uma semana para conhecer os trabalhos de empresas relacionadas às disciplinas de Educação Ambiental e Química Ambiental.

Ao visitar a Viação Mutum Preto, os alunos observaram as normas ambientais, as licenças de funcionamento e as etapas que a empresa segue para preservação do meio ambiente. Na visita à Panificadora Lekker, puderam visualizar os processos químicos utilizados, a forma de gestão ambiental e a preocupação da empresa em manter a responsabilidade social em dia.  Encerrando a semana, conheceram a empresa Gilvan Centro Automotivo, onde aprofundaram o aprendizado sobre efluentes industriais e o tratamento correto, evitando a poluição ambiental.

Para o coordenador do curso de Meio Ambiente, Braz Lopez Pereira, “com as visitas técnicas os alunos podem ter uma visão mais ampla do conteúdo abordado em sala de aula. Essas visitas qualificam o estudante para exercer a profissão com mais confiança”, destacou.

 

História na prática

 

No município da Serra, alunos do 3° e 4° ano, da Escola Anna Gomes, foram até a Igreja dos Reis Magos, localizada em Nova Almeida, para conhecer o patrimônio histórico da cidade, um dos mais importantes do Espírito Santo.

Dentro da Igreja, construída com conchas e óleo de baleia por volta do ano de 1580, as crianças ouviram histórias sobre os jesuítas e os índios e aprenderam o porquê do nome do balneário “Nova Almeida”. Além disso, observaram as esculturas e mobílias antigas.

Em sala de aula, na disciplina de Aprofundamento de Leitura e Escrita, foi trabalhada a produção de texto, onde os alunos relataram o que aprenderam sobre o passeio e a cultura de Nova Almeida.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo / Flávia Zambrone

vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br

Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7707

Texto: Mayara Vasconcelos

Twitter: @sedu_es

Facebook: www.facebook.com/SeduES

 

 

 

                

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard