Escolas realizam atividades na área de ciências e tecnologia
A Escola Aristeu Aguiar, localizada em Guaçuí, promoverá, a partir do dia 21 de setembro, a V Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, em que serão apresentados 18 projetos de pesquisa e iniciação científica em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), nas áreas de Humanas, Exatas, Linguagens e Códigos, envolvendo todos os alunos da escola.
“Nós tivemos um público de mais de duas mil pessoas visitando nossos stands no ano passado, conseguimos trazer muitas pessoas, dar visibilidade aos projetos”, disse a diretora Maria Julia Alledi Campos.
Com grande sucesso nos anos anteriores, a diretora destacou a importância da participação dos alunos na semana, já que, segundo ela, com essa experiência, os alunos aprendem a desenvolver o assunto em público, e criam também maturidade em relação às atividades escolares.
Um dos projetos a serem apresentados será “Uso do Solo na Região do Caparaó: Impactos sobre a diversidade e as funções ecológicas realizadas por besouros”. Segundo o professor Américo Alexandre Sathler, monitor do projeto e professor de física da escola, o projeto foi desenvolvido em duas partes, sendo uma delas teórica, na qual os alunos aprenderam sobre a diversidade do meio ambiente, ecologia, biologia dos animais, e também da grande diversidade do Espírito Santo, da região do Caparaó principalmente.
Já na parte prática, os dez alunos selecionados para fazer parte foram a campo, para realizar a coleta dos besouros em cinco lugares diferentes, com o objetivo de estudar a diversidade de cada um deles. O desenvolvimento dos projetos dura em torno de dois anos. Além do professor monitor, os projetos contam com a supervisão dos professores da Ufes.
Segundo o aluno Wemerson Fagundes Cardoso, a participação foi bastante positiva, e durante o evento, em que será apresentado o projeto, será destacada sua importância e seu objetivo. “Foi uma oportunidade muito grande pra mim estudar mais sobre isso, porque eu gosto muito de ecologia”, disse.
Haverá também, durante a semana, stands, salas ambientes e banners, envolvendo toda a escola, com o objetivo de levar para dentro da escola, linhas de pesquisas que os professores da Ufes já trabalham e realizam essa interação.
O evento terá início no dia 21 de setembro, às 14 horas, e será aberto ao público e à visitação de outras escolas, mediante contato para agendamento da visita por meio do telefone (28) 3552-1619 ou o email: escolaaristeuaguiar@sedu.es.gov.br.
Escola Silvio Rocio
Em Vila Velha, a Escola Silvio Roccio, realizou uma feira de ciências da natureza, envolvendo as matérias de Química, Física e Biologia, com o objetivo de desenvolver com os alunos, experimentos, que incentivassem o aprendizado na área de ciências. Durante a feira, os alunos foram divididos em alguns grupos para que todos pudessem participar.
“Os estudantes ficaram muito empolgados com o trabalho. Ficar só dentro da sala de aula não faz bem, eles gostam de atividades que envolvam outras pessoas, a escola em geral”, disse a diretora Eliana Pissinati Piffer.
Ainda segundo Eliana, a feira foi organizada durante todo o trimestre, contando com a participação de todos os alunos da escola e também foi aberta ao público, sendo disponibilizados stands de cosméticos, limpeza de pele, eletrônica, entre outras atividades realizadas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br
Texto: Paula Nogarolli