13/09/2016 14h20 - Atualizado em 13/09/2016 14h36

Escolas realizam exposições envolvendo a disciplina de Arte

No embalo da Olimpíada e da Paralimpíada 2016, a exposição “Esporte como uma arte”, realizada pela turma do 6º ano da Escola Estadual Carolina Passos Gaigher, de Cachoeiro de Itapemirim, foi um sucesso. A professora de História Andréia Marin foi quem teve a iniciativa de desenvolver um trabalho lúdico dentro da disciplina.

O projeto teve início na sala de aula, onde os estudantes aprenderam sobre a Grécia e os Jogos Olímpicos. Além da parte teórica, cada estudante escolheu um esporte para representar, por meio da pintura sobre a tela.

“Nós trabalhamos bastante a diversidade, em diferentes aspectos, nos planejamentos da rede estadual. A partir disso, veio a ideia de expor as telas e vendê-las para ajudar as pessoas que estão necessitando de algum auxílio financeiro”, destacou a professora Andréia.

Em outubro, na semana do Dia das Crianças, haverá uma segunda exposição, em que as telas serão vendidas. Todo dinheiro arrecadado será revertido ao Projeto Casa Verde, localizado na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, que ensina música às crianças carentes da região. A exposição pode ser visitada no Perim Center, na Avenida Jones dos Santos Neves.

“Os estudantes ficaram mais motivados por se sentirem parte do projeto. O número de faltas caiu e a participação nas aulas aumentou”, comemorou a professora.

Arte e cultura

Outra unidade escolar que também desenvolveu um belíssimo trabalho com o tema “Olimpíada” foi a Escola Estadual Professora Aleyde Cosme, localizada em Itarana. Os estudantes realizaram uma exposição com os trabalhos artísticos produzidos durante o 1º e o 2º trimestre, na disciplina de Arte. A exposição foi aberta ao público e para outras escolas da região.

“O evento foi muito importante para os alunos, pois tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados pelas outras turmas, que enfatizavam os costumes e as tradições dos mais variados períodos da história da Arte, desde a pré-história até a arte contemporânea”, contou a professora Marinelda da Silva.

Os estudantes produziram vasos com os símbolos da Olimpíada Rio 2016, fazendo referência aos antigos vasos gregos que exibiam pinturas sobre os jogos olímpicos. Os jovens também fizeram apresentações musicais sobre a cultura do congo capixaba, grande símbolo cultural do Espírito Santo. Os instrumentos utilizados foram feitos pela turma do 6º ano com materiais recicláveis, como potes de iogurte.

“A troca de experiência promove o aprendizado de forma dinâmica, criativa e divertida. Receber os pais, colegas e outras instituições escolares faz com que os alunos revisem os conteúdos estudados em sala de aula e tenham mais autonomia para falar em público”, concluiu Marinelda.

Matemática na Arte

Já no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Francisco Coelho Ávila Júnior, em Cachoeiro de Itapemirim, a professora de Arte, Michelle Nasr, em parceria com as professoras de Matemática, Edilene Gussani e Valéria Casteglioni, idealizaram o projeto “Matemática e Arte: Mistérios Calculados”.

“A parceria com a disciplina de Arte mostrou que a Matemática não é uma disciplina isolada e que está diretamente dentro de todos os saberes.”, pontuou Edilene, reforçando que o trabalho teve início com base nos livros que trazem a mesma temática, como “Fazendo Arte com a Matemática”, de Katia Nunes e Estela Fainguelernt .

A professora Michelle contou que os trabalhos foram inspirados em artistas consagrados. “Foram produzidas esculturas e pinturas baseadas nos artistas Piet Mondrian, Wassily Kandinsky e Pablo Picasso, que utilizavam a Matemática em suas obras. Além disso, os alunos também aprenderam sobre simetria e assimetria, por meio da confecção de mandalas islâmicas”.

Para finalizar o projeto, as professoras vão organizar uma exposição no dia 27 de setembro, para apreciação de toda a escola.

Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone