Especialista fala sobre o comportamento do novo consumidor
A classe média brasileira e as oportunidades de crescimento ao conhecer mais o consumidor foram os assuntos debatidos em um encontro promovido pelo Banestes e Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). O presidente do instituto de pesquisa Data Popular, Renato Meirelles, foi convidado para falar sobre o tema “O comportamento das classes C, D e E no Brasil”.
Cerca de 300 pessoas participaram do encontro, entre gestores do banco, empresários e clientes. O evento foi realizado nesta segunda-feira (17), no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória.
O presidente do Banestes, Guilherme Dias, abriu o encontro dando boas-vindas e falando da importância desse consumidor para o banco. “É essencial sabermos o comportamento e consumo dessa classe, que deseja ter acesso ao crédito e ser bem atendida”, ressaltou Dias.
Renato Meirelles, que é especialista no assunto, ressalta que a nova classe média brasileira (ou classe C) só existe porque milhões de brasileiros saíram da pobreza. Essa faixa de consumo se caracteriza por famílias com renda per capita superior a R$ 500,00.
“A Classe C incorpora 53,9% dos brasileiros. Somado este grupo majoritário ao das classes D e E, compõe-se um exército consumidor que em 2013 movimentou R$ 1,27 trilhão. Esse consumidor é mais exigente, com laços mais fortes de comportamento e práticas diferenciadas”, destacou Meireles.
O especialista ressaltou que o grande desafio será a bancarização da classe baixa. Pesquisas do instituto Data Popular apontam que 55 milhões de pessoas não têm acesso a serviço bancários. O surpreendente é que essa fatia movimenta cerca de R$ 655 bilhões por ano.
O convidado apresentou outros números de pesquisas do instituto Data Popular e revelou que as mulheres são protagonistas da nova classe média do país. Na ocasião também foram discutidos assuntos como o cenário econômico, os aspectos sociodemográficos e o comportamento da classe média brasileira.
O palestrante
Renato Meirelles é sócio-diretor do Data Popular, instituto de pesquisas pioneiro e referência absoluta no conhecimento das Classes C, D e E no Brasil. Considerado um dos maiores especialistas em mercados emergentes, foi colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda”, publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e autor dos livros “Guia para enfrentar situações novas sem medo” e “Um País chamado Favela”. Já conduziu mais de 300 estudos sobre o comportamento do consumidor emergente brasileiro.
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Lúcia Garcia
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Texto: Jardel Torezani