03/10/2016 17h48

Especialista norte-americano chega ao ES para desenvolver ações na rede estadual

Para desenvolver ações voltadas a prática do inglês, chegou ao Estado o especialista norte-americano Kyle Jacob Moore. Ele ficará por aqui 10 meses, por meio do English Language Fellow Program, e atuará em conjunto com a equipe de coordenação dos Programas de Línguas Adicionais da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope).

 

Para a subsecretária de Educação Básica e Profissional, Maria José Angeli de Paula, o English Language Fellow Program traz uma grande oportunidade de vivência para os educadores de língua inglesa e para nossos alunos. “Que bons frutos sejam colhidos dessa parceria entre a Sedu e o Consulado Geral dos EUA no Brasil, por meio do Escritório Regional para Programas de Língua Inglesa (RELO – Regional English Language Office) e nos colocamos à disposição, tanto pra o senhor Kyle, para que ele possa aprender durante sua estadia, quanto para o Consulado Geral dos EUA no Brasil, objetivando a continuidade desta parceria”, comentou Maria José.

 

Dentre as atividades que serão realizadas com o apoio do especialista estão a promoção de oficinas metodológicas de desenvolvimento curricular para todos os professores de inglês atuantes na rede estadual de ensino; preparação de materiais paradidáticos de inglês para publicação; a realização de oficinas com pedagogos para implementação de abordagens no planejamento com professores de inglês e oficinas com os estudantes.

 

As oficinas serão realizadas por meio de encontros presenciais nas escolas e nas 11 Superintendências Regionais de Educação.

 

“O lugar do homem é onde seu irmão precisa dele. Depois de muitos anos trabalhando com professores no Japão, na Nicarágua e nos EUA, pude perceber a grande necessidade de capacitar os professores nas áreas de avaliação, desenho curricular e desenvolvimento de materiais. O meu principal objetivo aqui no Espírito Santo, além de trocar experiências culturais, é compartilhar tudo o que aprendi durante o mestrado em Ensino de Inglês como segunda Língua (TESOL), e assim adquirir experiência para meus futuros trabalhos, em especial, na Nicarágua, onde pretendo administrar outros programas de ensino de idiomas”, contou Kyle.

 

As atividades terão como objetivo a melhoria das competências linguísticas dos professores; promoção da eficiência educacional e aumento da capacidade do professor para ensinar Inglês em diferentes contextos educativos; vai ajudar os professores também no desenvolvimento de currículo, avaliações e atividades, entre outras contribuições a favor da qualidade do ensino da língua estrangeira.

 

No final do programa será publicado um caderno com orientações pedagógicas produzidas ao longo da ação pelos professores da rede estadual.

 

 

O Programa

 

O ‘English Language Fellow Program’ é administrado pelo RELO Office, que disponibiliza especialistas, altamente qualificados na área de ensino de inglês, para atuar junto a instituições acadêmicas em todo o mundo com o objetivo de promover a propagação do ensino da língua inglesa.

 

A iniciativa é uma parceria com a Embaixada dos EUA/Consulado Geral dos EUA no Brasil por meio do Escritório Regional para Programas de Língua Inglesa (RELO – Regional English Language Office).

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/ Sedu

Vivian Camargo / Flávia Zambrone

(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815

vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard