03/08/2015 17h00 - Atualizado em 17/08/2016 16h56

Estado ganha Centro de Formação de Treinadores de Cães-Guia

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus de Alegre, inaugurou nesta  segunda-feira (3) o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia.  O espaço vai ofertar curso técnico de Treinamento e Instrução de Cães-Guia. A solenidade de inauguração da área e do curso contou com a presença do governador do Estado, Paulo Hartung, e do secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira.

"A inauguração deste Centro toca a nossa sensibilidade porque é uma política pública nacional que chega ao Estado. Com essa iniciativa, que é inédita, o Campos de Alegre vai  ter a oportunidade de expandir a possibilidade de vida de pessoas com limitações físicas. É uma política pública que merece o nosso aplauso. Nesta primeira turma serão 20 alunos, 40 cães e uma articulação com diversas famílias envolvidas na região. Isso é política pública de qualidade. É tocante acompanhar de perto projetos que realmente transformam a vida das pessoas", disse o governador Paulo Hartung.

"Hoje estamos dando um grande passo. Essa experiência brasileira na capacitação de cães-guia é destacável no cenário mundial, porém devido aos diferentes tipos de complexidade, a consolidação do projeto é um grande desafio e, para que tudo aconteça bem, será fundamental o engajamento da sociedade. Esse Centro de Formação aqui em Alegre é, sem dúvidas, um enorme avanço para o município e para o país", completou Antonio José Ferreira.

O curso

O Curso Técnico em Treinamento e Instrução de Cães-Guia será subsequente, ou seja, destinado a quem já concluiu o ensino médio. Serão 20 vagas no Campus de Alegre e a oferta acontece por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), do Ministério da Educação. O curso do Campus de Alegre será o segundo do Brasil com esta temática a ser mantido pelo governo federal, como parte do programa Viver sem Limite.

O objetivo do curso técnico, que terá duração de dois anos, é formar um profissional com consciência ética e responsabilidade socioambiental, capaz de atuar com competência no treinamento e instrução de cães-guia, proporcionando um aumento no número cães-guia em atividade no País e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual.

Os alunos vão adquirir conhecimentos nas áreas de anatomia, fisiologia, comportamento e bem-estar animal, além de aprender técnicas de criação e manejo desses animais. Eles também serão capacitados para selecionar os cães que serão treinados e acompanhar as famílias e duplas formadas, entre outras competências. Depois da conclusão do curso, poderão atuar em centros de treinamento, em instituições de prestação de serviços às pessoas com deficiência, ou ainda como autônomos.

Família socializadora

As famílias socializadoras são voluntárias, que darão apoio ao curso técnico, acolhendo em suas casas, durante o período de um ano, cães que serão treinados pelos alunos e, posteriormente, doados a pessoas com cegueira ou baixa visão. As famílias vão exercer uma função fundamental na primeira etapa do processo de preparação dos animais.

Ao longo dos meses, vão atuar para socializar os cães, adaptando os animais a uma rotina e levando-os a todos os lugares possíveis para que se acostumem a diferentes ambientes, ou seja, tenham convívio social. Para isso, contarão com apoio de veterinário, psicólogo, treinador de cães-guia, aluno do curso, dentre outros, além de alimentação gratuita para o cão.

Depois desse período, os animais deverão ser entregues pelos voluntários para completar seu treinamento junto aos estudantes em formação. Quando os alunos concluírem o curso técnico, os animais serão então entregues a pessoas com deficiência visual, cadastradas numa lista da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

Acolhimento

Estarão disponíveis para acolhimento pelos voluntários, neste segundo semestre, 20 cachorros da raça labrador. Outros 20 filhotes serão acolhidos pelos próprios alunos que forem aprovados para o curso. Ou seja, ao final, serão formados 20 profissionais e 40 cães. Os interessados em participar como socializadores devem se inscrever por meio de formulário on-line no site do Instituto Federal do Espírito Santo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (28) 3552-8131, ramais 219 (Madella) ou 288 (Cláudia).

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes