Estado propõe ações conjuntas nos municípios para o combate ao mosquito
Secretários municipais de Serviços Urbanos e Limpeza Pública atenderam ao chamamento do Governo do Estado feito e participaram de uma reunião, na tarde desta terça-feira (15), em Vitória, com os secretários de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), João Coser, e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Oliveira. O objetivo foi apresentar dados sobre casos de dengue, Zika e chikungunya no Estado, bem como discutir estratégias conjuntas de combate ao mosquito Aedes aegypti.
“Somente uma mudança cultural da população pode ajudar a resolver em parte o problema. Temos de lembrar que quase 75% do foco do mosquito Aedes aegypti está nas casas. Então, é necessário que cada um faça a sua parte", ressaltou o secretário Ricardo Oliveira, responsável por apresentar as informações.
O secretário lembrou também que a proliferação do mosquito está diretamente relacionada ao processo de desenvolvimento urbano das cidades e ao tratamento dado ao lixo. Ele acredita que essa reunião com secretários de Serviços Urbanos dos municípios é fundamental para ajudar a resolver o problema e aumentar essa guerra contra o mosquito. "Ainda falta muito em relação à infraestrutura da em todas as cidades. E isso é um dos responsáveis por esse imenso problema. Por isso, acredito que só a mobilização da população e o envolvimento dos municípios possa amenizar o problema", disse Oliveira.
O secretário da Sedurb, João Coser, reforçou a importância do trabalho feito nos municípios. “O problema é gravíssimo e exige união de todos no combate ao mosquito transmissor. Somos parceiros, mas precisamos de uma atuação forte dos municípios envolvendo todas as secretarias e não só a Saúde e a Limpeza Urbana".
Para a secretária de Saúde de Vitória e representante do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), Daysi Behning, o mais importante é o trabalho em parceria. "Os municípios precisam estar juntos com os secretários de saúde de suas cidades para o combate ao mosquito. Sabemos que é uma tarefa árdua, mas se estivermos juntos, todos com o mesmo objetivo, temos mais chances de ganhar essa guerra contra o mosquito", afirmou.
Municípios
Ao todo, 26 municípios estavam representados na reunião. Os secretários relataram suas experiências no combate ao mosquito. Muitos já atuam de forma conjunta. Entretanto, todos apontaram os pontos viciados de lixo e a limpeza de áreas privadas.
O diretor de Departamento de Manutenção da Secretaria de Obras de Muniz Freire, Pascoal Inácio Neto, aprova a realização de reuniões periódicas entre o Governo do Estado e os secretários municipais. "Assim acompanhamos a evolução das ações de combate ao mosquito e trocamos experiências. As dificuldades existem, mas também há um grande empenho dos agentes de endemias e dos trabalhadores da limpeza pública para conscientizar a população".
Para o diretor administrativo do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear), Almiro Schimidt, as reuniões são um ótimo espaço para os municípios não se sentirem sozinhos nessa tarefa. "Nas reuniões, buscamos ideias para conscientizar a população de que a participação dela é de extrema importância no combate ao mosquito. Não basta só a administração estadual e municipal entrar com soluções, todos precisam fazer sua parte. As reuniões também são importantes para a troca de experiência".
Assessoria de Comunicação – Sedurb
Loureta Samora
(27)3636-5002 / (27) 99972-5128
loureta.samora@sedurb.es.gov.br
comunicasedurb@gmail.com
Lícia Mendonça
(27)3636-5021
licia.mendonca@sedurb.es.gov.br