18/09/2015 12h00 - Atualizado em 15/08/2016 16h36

Estrutura do Iopes passa por mudanças

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (18), a Lei Complementar nº 808 que altera a estrutura organizacional do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).  Para atender às necessidades da área técnica do órgão de arquitetura e engenharia, foram criadas uma função gratificada para Gerência e mais seis cargos em comissão.

Segundo o diretor geral do Iopes, Daniel Rosa, a criação desses cargos não implicou em aumento de despesa para o Estado. “O que nós fizemos, com o apoio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), foi remanejar alguns cargos e transformá-los para que pudéssemos atender às necessidades de pessoal da área técnica do Iopes”, explica o diretor.

Além do reforço na área técnica, algumas gerências foram remanejadas. As gerências de Orçamento e de Projeto deixam de ser subordinadas à Diretoria de Edificações e Obras Públicas e passam a compor a Diretoria de Planejamento e Articulação Setorial. A nova função de Gerência do órgão fica subordinada à Diretoria de Edificações e Obras Públicas (Deop), que passa a ser composta pelas gerências de Edificações e a de Obras. Já os cargos em comissão criados vão atender à área de fiscalização de obras.

 

Histórico

O Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes) foi criado pela Lei Complementar 381, de 28 de fevereiro de 2007, publicada no Diário Oficial de 1º de março de 2007.

A Lei Complementar transformou o Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes do Estado do Espírito Santo (Dertes) em duas autarquias: o Iopes e o Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES). O Dertes foi criado pela lei complementar 223/2002, que fundia o Departamento de Estadas e Rodagem (DER) e o Departamento de Edificações e Obras (DEO), e regulamentado por meio do decreto 1004-R de 25 de fevereiro de 2002.

Com a reestruturação do órgão (Lei Complementar nº 645 de 13 de novembro de 2012), O Iopes passou a contar com uma direção geral e três diretorias - Edificações e Obras Públicas; Planejamento e Articulação Setorial e Administrativa Financeira.

Entre as principais funções exercidas pelo Iopes estão as atividades de elaborar estudos, projetos e orçamentos de construção, ampliação, reconstrução, reparos, melhoramentos e conservação de todos os prédios integrantes do patrimônio do Estado e demais obras públicas, em conjunto com as secretarias de Estado e demais órgãos da administração indireta.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iopes

Susana Kohler

comunicacao@iopes.es.gov.br

(27) 3636-2005/ (27) 99972-5862

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard