16/11/2016 17h03 - Atualizado em 16/11/2016 17h06

Estudantes da rede estadual participam de maratona hacker

Inspiração, tecnologia, criação, cooperação e diversão, foram os cinco pilares da maratona de conhecimentos que 50 estudantes das escolas jurisdicionadas à Superintendência Regional de Educação (SRE) Cariacica, participaram no sábado (12) e domingo (13), no Sesc de Cariacica. Foi o 1º Iu Hack – ES, que teve como objetivo compartilhar experiências educacionais entre os jovens.

A ação, ofertada pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com o Instituto Unibanco, estimulou a conexão em busca da mudança, oportunizada pela possibilidade de criar projetos desafiadores, que visaram o diálogo e articulação entre alunos, professores e gestores.

Além das escolas participantes, o evento contou com a participação do Secretário Estadual de Educação, Haroldo Rocha, que deu abertura a maratona

“Estou muito feliz em participar do Iu Hack e ver os alunos empolgados com o evento. A ideia é proporcionar aos jovens de escolas diferentes, comunidades diferentes, um final de semana focado no uso da tecnologia. O nosso desafio é fazer com que os jovens que usam bastante a tecnologia para se divertir e se comunicar, passem a utilizar também para estudar. A Sedu já implantou o programa Sedu Digit@l, que é um conjunto de plataformas que está disponível para todos os estudantes, e quer trazer cada vez mais prazer nos estudos” disse Haroldo.

De acordo com o estudante Carlos Pimentel, da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Cristo Rei, de Cariacica, a objetivo de levar inquietações para todos os participantes, propondo transformações e produção de conhecimento, por meio de um encontro intensivo foi atingida.

“Foi maravilhoso poder participar desse evento, ter esse contato direto com a programação e a tecnologia, foi demais. Para a realização das atividades, foram criados grupos, nos quais tínhamos que realizar diversas atividades de programação, e assim atingir uma meta destinada. Dentre as atividades realizadas, posso destacar os robôs, em que fomos auxiliados na programação de cada um deles”, disse Carlos.

Para o desenvolvimento das atividades, foi utilizada a abordagem design thinking, que promove a imersão e o entendimento de parâmetros e padrões essenciais, para criar projetos de melhor qualidade com foco na promoção do protagonismo juvenil e do uso da tecnologia a partir das demandas e vocações identificadas.

Iu Hack

Iu Hack foi o nome escolhido para o programa no Espírito Santo, que vem do “Hackathon”, originalmente usado por programadores para promover maratonas de codificação com um fim específico, por isso o termo: Hack + Marathon – uma maratona hacker.

Informações adicionais:

Assessoria de Comunicação/ Sedu