14/10/2016 15h41

Estudantes do ES participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

Por terem conquistado o 1º lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), a equipe capixaba “Moqueca” – composta pelo professor Aluísio Rabello de Oliveira Neto e os estudantes Paulo Vitor Santos e Ronnald Gonçalves dos Santos – teve a oportunidade de participar da etapa nacional, que aconteceu de domingo (09) a quarta-feira (12) em Recife.

Ronnald, de 14 anos, é aluno da Escola Estadual Ewerton Montenegro Guimarães, de Viana, e falou sobre a oportunidade de competir com equipes de todo o Brasil. “Tivemos a chance de entender como funciona a competição. A partir disso, vamos começar nos preparar para a competição do ano que vem”, contou o estudante.

O professor e os alunos fazem parte do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da rede estadual de ensino, que vem participando de vários concursos educacionais. O objetivo é perceber as características peculiares dos estudantes como a curiosidade, a criatividade, persistência e motivação.

“Apesar de não termos alcançado os primeiros lugares, foi muito satisfatória a participação dos alunos nessa competição. A experiência é muito válida, com certeza”, disse o professor Aluisio.

Mostra Nacional de Robótica

Ainda fez parte da Olimpíada, a Mostra Nacional de Robótica, que também contou com a participação da rede estadual do Espírito Santo. Participaram o professor de Física e Matemática, Alexandre Portes Ribeiro, e os estudantes Guilherme Arnold, Herison Daroz, Rodrigo Erdmann, Marcos de Souza e Mikael Graunke, todos da Escola Estadual São Luiz, de Santa Maria de Jetibá.

“Nosso projeto teve grande destaque na Mostra, através da inovação que levamos em nossos protótipos. Muitos participantes, entre eles universitários, prestavam atenção nas explicações, buscando conhecer nossos robôs. Esse desempenho nos dá esperança para ganhar a bolsa novamente”, afirmou o professor Alexandre.

Eles construíram os robôs Angel 2, Butler e Dj Led Lux, a partir de materiais recicláveis. Os protótipos fizeram parte do projeto “Robótica Educacional”, desenvolvido pela unidade escolar.

“Em um evento como esse podemos conhecer diversos projetos e aprender com outros participantes também, assim como eles aprendem com a gente”, ressaltou Guilherme Arnold, que participou da mostra pela segunda vez, e é aluno do 3º ano do Ensino Médio.

OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma competição que tem como objetivo estimular os jovens no campo científico-tecnológico, descobrir novos talentos da área e promover debates sobre o aprendizado. A olimpíada é composta por duas modalidades: prática e teórica, a fim de atender o maior número de alunos possível. É destinado aos alunos de escolas públicas, privadas, do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br
Texto: Soraia Camata Canal

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard