Estudantes participam de competição de lançamentos de foguetes
Estimulando a interdisciplinaridade, os professores Lucas Pereira, de Química, e José Csincsak, de Física, desenvolveram com as turmas da 1ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Elza Lemos Andreatta, localizada em Vitória, um projeto de construção de foguetes a base de garrafas PET.
A ação contou com duas etapas: a primeira funcionou como teste dos protótipos criados. Já na segunda, os estudantes competiram entre si. No evento, houve também a premiação de 1º ao 3º lugar dos alunos que conseguiram lançar o protótipo a maior altura. Foram eles: Raian Rocha e Brayan Batista, em 1º lugar, com a altura de 111 metros, Alisson Correia e Anna Beatriz Venâncio, em 2º lugar, com 98,4 metros, e Sara Bonis e Beatriz Vicente, em 3º lugar, com 86,9 metros.
“Foi uma experiência muito legal. Aprendemos na prática alguns conteúdos que na teoria seria mais difícil, como pressão, volume, distância percorrida e altura. Todos os alunos deveriam ter uma experiência como essa”, destacou o estudante Pedro Henrique Souza, que também participou da competição.
Segundo o professor Lucas, o projeto alcançou um ótimo resultado. “Foi um sinal de vitória, pois foi a primeira vez que participamos. Obtivemos uma participação em massa dos alunos que colocaram todo seu desempenho, além da comunidade local que também nos apoiou”.
O projeto fez parte da primeira etapa da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br
Texto: Paula Nogarolli