07/11/2016 17h31 - Atualizado em 13/11/2016 10h00

Exposição fotográfica agrada usuários do Hospital Dr. Jayme

Todo dia é dia das crianças. Com essa máxima, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, volta a lembrar da data com a exposição fotográfica Uni Duni Te, que reúne imagens de crianças e adolescentes em diferentes momentos e atividades.

“No mês de setembro, a exposição Sou Doador de Órgãos movimentou o hospital. Pacientes, acompanhantes e os próprios funcionários comentavam e tiravam um tempinho do dia para observar as fotos. Percebemos que a ação gerou uma discussão sobre o tema e trouxe mais aconchego, sem contar que valorizou essa arte belíssima que é a fotografia”, esclareceu o diretor-geral do Hospital Estadual Dr. Jayme, Rogerio Griffo.

Para o diretor, essa nova exposição fotográfica cria um ambiente propício para troca de ideias, além de ser, especialmente para o paciente e para o visitante, a oportunidade de se concentrar em algo diferente da dor ou da preocupação com aquilo que o levou ao hospital.  “Queremos fugir do estereótipo que generaliza os hospitais como ambientes de clima frio e cores monótonas. Pensamos em um espaço onde todo o nosso público tivesse a oportunidade de se distrair e refletir sobre os temas propostos”, frisou Rogerio Griffo.

A exposição Uni Duni Te é uma homenagem às crianças e aos adolescentes e retrata a garotada em diferentes momentos: escovando os dentes, visitando um museu, indo à escola, brincando, praticando esportes. São, ao todo, oito fotos de uma artista capixaba que busca, por meio das imagens, uma reflexão sobre os direitos de crianças e adolescentes. Ao lado de cada quadro há uma legenda explicando o sentido da fotografia.

A dona de casa Kelly dos Santos Alves, de 25 anos, esteve no hospital pela primeira vez e ficou encantada com as fotografias. “Eu nunca fui a uma exposição e encontrar isso dentro de um hospital é muito interessante. A sensação é de que estão nos valorizando”, disse.

Já Welington Fernando da Silva, de 32 anos, observava as fotografias enquanto aguardava a consulta médica. “Sem dúvida essa é uma ótima opção para quem esta aguardando a consulta. A gente se distrai olhando as fotos e eu até imaginei algumas dessas cenas com os meus filhos”, disse.

Uni Duni Te

A exposição fotográfica Uni Duni Te é uma parceria do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves com a servidor pública e fotógrafa Tais Valle. As imagens, em preto e branco, foram feitas ao longo de dois anos por diferentes lugares, todas com um olhar voltado para o direito de meninos e meninas.

Exposição Fotografia Uni Duni Te

Local: Recepção principal do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves