17/01/2016 11h00 - Atualizado em 18/07/2016 14h18

Festival de cultura vai movimentar Conceição da Barra

Entre os dias 27 e 31 de janeiro, Conceição da Barra, no Norte do Espirito Santo, vai sediar a quarta edição do Festival de Cultura – Pocar. Com uma programação inteiramente gratuita, formada por espetáculos teatrais, shows musicais, apresentações folclóricas e debates, o evento visa a valorizar e incentivar as ações que evidenciam o patrimônio cultural na região quilombola do Sapê do Norte.

Na programação, destaque para a participação de manifestações tradicionais características da região, como o Jongo de São Cosme e Damião; o Ajuntamento de Sanfona, Viola e Pandeiro; o Alardo de São Sebastião; a Vivência na Casa de Farinha -  na Comunidade Quilombo do Linharinho e as apresentações teatrais que contam as histórias do Quilombo e a Batalha do Rio Cricaré.

O Pocar é realizado pela Estandarte Cia. de Teatro, com correalização do Instituto Cultural Mestre Pedro de Aurora e conta apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e parceria da Bioextratus Cosméticos Naturais e do Projeto Preserve. O projeto foi contemplado no Edital 012/2015 - Projetos Culturais Setoriais de Artes Cênicas da Secult.

Participações

O Pocar terá a participação de artistas e grupos de vários lugares do Brasil e até de outros países, além de abranger as manifestações folclóricas da região.

Catin Nardi, marionetista argentino, da Cia. Navegante, é uma das atrações do festival. Ele vai apresentar o espetáculo de marionetes “Pocket Show”. A Cia. Navegante é nacionalmente conhecida e elogiada pelo seu trabalho na minissérie “Hoje é Dia de Maria”, da Rede Globo. Também da Argentina, o Circo Teatro Itinerante El Individuo, com o espetáculo “Os Descadeirados”.

O Programa Ponto de Memória estará presente no evento apoiando ações e iniciativas de reconhecimento e valorização da memória social. O “Encontro Teia da Memória”, cuja proposta é promover a participação da comunidade por meio de rodas de conversa para troca de experiências, vai contar com a participação de representantes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Museu da Maré.

Ainda no universo da valorização da cultura local, a Companhia 2x2 apresentará o espetáculo “Griô: Tambores, Princesas e Baobás”, uma viagem pela cultura africana de forma lúdica, através de cenas, músicas e brincadeiras.  Mariri e Kiri-kerê, contam a Batalha do Cricaré em um mini espetáculo da Cia. Matula Andante, protagonizado por dois personagens contadores de histórias que usam adereços para vestir o público como participante da trama

A programação contará ainda com os espetáculo teatrais “O bom lobo mau”,  da Cia.de Tetro Popular Encenação e “Amor por anexins”, da Cia de Teatro Martello de Thor.

No mundo da palhaçaria, a Circunstância Cia. de Teatro apresenta o espetáculo “Bambulino: enverga, mas não quebra”. Com a Estandarte Cia de Teatro, as ruas de Conceição da Barra vão se transformar em campo, ao receber “grandes” e desconhecidos craques da bola, em uma insólita partida de futebol com o espetáculo “Futebol na perna de pau”.

Música

A música estará presente na programação do Pocar com os shows de Cássia Silva, Irene Dias, Trio Fogumano (participação Jeferson Leite), Silvia Gommes, Banda Plano Alto e Cortejo Arruaça, da Estandarte Cia. de Teatro, que marca a abertura do evento

Na literatura, a feira da Praça de São Pedro vai abrigar a intervenção “Literatura a Quilo”, iniciativa da Editora Cousa, que levará para o público do festival um pouco da literatura produzida no Espírito Santo, com os livros sendo vendidos a quilo, como frutas e legumes em uma feira.

Sobre o Pocar

O Pocar - Festival de Cultura nasceu em 2013 como marco para celebrar a elevação, pelo Conselho Estadual de Cultura, do conjunto arquitetônico que abrange a Praça Central de Conceição da Barra – assim como os casarios que a circundam - e o Cais do Porto como Patrimônio Histórico e Artístico do Espírito Santo.

Cia Estandarte

Atuando desde 2005, foi criada pelos atores Didito Camillo, Gustavo Pacheco e Marcelino Xibil. Tem como fonte de inspiração e pesquisa as manifestações artísticas de rua como o teatro mambembe, a música e as formas populares de comunicação e expressão. Foi agraciada por diversas vezes com o Prêmio Funarte de Cultura.

Local: Praça da Matriz à Beira do Cais

20h– “Festejo da Chegança”

- “Cortejo Arruaça”, da Estandarte Cia. de Teatro

- “Jongo de São Cosme e Damião”