20/02/2016 14h00 - Atualizado em 14/07/2016 16h59

Frutas do verão: o coco verde

A procura por coco nessa época do ano aumenta em todo o país, devido ao forte calor e a já conhecida fonte de hidratação que a fruta é. Em janeiro a Ceasa registrou 522.543 mil quilos de coco verde comercializados na unidade de Cariacica.

No ano passado passaram pelo mercado da Ceasa 6.932.538 milhões de quilos de coco verde, que gerou uma movimentação financeira de R$3.427.003,96. O destaque vai para o município de Rio Bananal, responsável por 83,44% da oferta de coco produzido em solos capixabas, uma participação de 5.784.249 quilos.

São muitos os benefícios que o coco proporciona. A água de coco é uma:  excelente hidratante natural, possui poucas calorias e muitos nutrientes, sendo indicada para casos de diarreia, vômitos e desidratação, pelo fato de ser rica em sais minerais e potássio.

A nutricionista Matilde Alves conta que o coco consumido moderadamente pode auxiliar na redução de peso. “Isso porque suas gorduras saturadas, diferentemente da encontrada em carnes vermelhas, são transformadas em energia e utilizadas pelo organismo. Para se ter uma ideia, 100 gramas de coco in natura possuem em média 300 calorias. Ao mesmo tempo, por ser rico em fibras, ajuda a dar sensação de saciedade mais rapidamente e por mais tempo”.

Coco na cozinha

O coco pode compor pratos doces e salgados. Entre os doces está o cuscuz de tapioca com coco e leite condensado. Tem também o manjar de coco. Já a água de coco também pode ser utilizada em sucos e vitaminas.

 

Confira abaixo uma receita fácil e rápida para fazer nesse fim de semana

 

Espuma de Coco

 Ingredientes:

. 2 envelopes de gelatina em pó sem sabor

. 1/2 xícara (chá) de água

. 4 colheres (sopa) de amido de milho

. 1 1/4 de xícara (chá) de leite desnatado

. 1 vidro de leite de coco light

. 2 colheres (sopa) de adoçante culinário

. 3/4 de xícara (chá) de coco ralado

. 4 claras em neve

Modo de preparo

Hidrate a gelatina na água fria e leve ao banho-maria para derreter. Reserve. Dissolva o amido no leite e junte o leite de coco e o adoçante. Leve ao fogo e mexa até começar a engrossar. Desligue, acrescente o coco ralado e misture bem. Deixe esfriar. Ponha na batedeira o creme de coco frio e adicione a gelatina. Bata bem até espumar. Retire da batedeira e junte as claras  em neve delicadamente. Despeje em uma forma úmida e leve à geladeira até ficar firme.

Dica: sirva este doce com damasco. Leve ao fogo 100g da fruta com 2 xícaras de água e 1 colher (sopa) de adoçante culinário. Cozinhe até dar o ponto e bom apetite!

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Ceasa

Daniel Borges

daniel.borges@ceasa.es.gov.br

27 3636-3651 / 27 98849-5626

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard