19/07/2016 16h51 - Atualizado em 19/07/2016 16h48

FUNCULTURA: a literatura sustentável e urbana da “Poesia de Papelão”

Com capas personalizadas de papelão e páginas de papel reciclado, os livros artesanais já estão circulando no mercado como uma forma sustentável de levar cultura, informação e lazer para todos os públicos. Neste seguimento, acaba de surgir no Estado um selo editorial que investe no formato: a Editora Cartonera “Poesia de Papelão”. A editora publica obras com capas pintadas à mão, em papelão reutilizado e miolo costurado à mão.

A editora é uma das oito ações socioculturais desenvolvidas por meio do edital do prêmio “Projetando a Cultura de Ideias”, e fará o lançamento dos seus primeiros livros de poemas na próxima quinta (21), no Bar do Nei, no Centro de Vitória. As obras são "3=4 ou cozido a vapor", de Lívia Gegenheimer, e "Depois do Nada", de Jhon Conceito.

A entrada é gratuita, e os exemplares estarão à venda por R$ 10. As edições são limitadas a 30 unidades numeradas. Além de sessão de autógrafos dos autores, haverá sarau com microfone aberto para leitura livre. De acordo com o fundador da Editora Cartonera “Poesia de Papelão”, Juplin Jones Moreira, um dos objetivos da editora é ser uma alternativa no mercado editorial, buscando publicar, gratuitamente, autoras e autores no gênero poesia, para dentro e fora do estado.

Prêmio “Projetando a Cultura de Ideias”

Contemplado pelo Edital 002/2015 - Diversidade Cultural - da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o prêmio “Projetando a Cultura de Ideias” é um curso de formação para público jovem atuante na área social, cultural-artística e esportiva. Os selecionados puderam participar de oficinas de desenvolvimento da escrita e da produção de projetos culturais e artísticos.

O projeto de formação foi iniciado em abril deste ano, com oito participantes, entre seis grupos e dois produtores culturais autônomos. Os grupos também receberam visitas e atendimentos individuais da Equipe Projetando. O projeto conta com apoio do Assédio Coletivo, Site DNA Urbano, Varal Agência de Comunicação e Atelier de Ideias.

 

LANÇAMENTO

Data: quinta-feira, 21/07

Horário: 19h

Local: Bar do Nei, Rua Sete, Centro, Vitória.

Pré-venda: poesiadepapelao@gmail.com

 

Texto: Danilo Ferraz

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

Twiter: @secult_ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard