Governador acompanha Copa do Mundo de Parapente
Na manhã desta sexta-feira (15), o governador Paulo Hartung acompanhou o quinto dia de competição da 1ª Etapa da Copa do Mundo de Parapente, que acontece até este sábado (16) na Rampa de Ubá, que fica a 27 km de Castelo, município localizado na Região Central Sul do Estado. O campeonato conta com a participação de 130 atletas de 30 países.
A competição, que literalmente coloriu o céu da região, acontece em Castelo por reunir uma série de variantes climáticas que são consideradas, por especialistas do esporte, como excelentes e, consequentemente, proporciona bons e longos voos. A infraestrutura, paisagem montanhosa e predominância de correntes térmicas também são apontadas como fatores que possibilitam a prática do voo livre. As provas tem como critério o fator velocidade e são realizadas em modalidade de circuitos pré-determinados pela comissão de provas, sendo o vencedor da prova o piloto que completar o circuito no menor tempo.
“Essa competição é deslumbrante e acontece em uma região extraordinária do nosso querido Estado, que permite a prática de esportes radicais. Esse tipo de modalidade esportiva é importante, pois além de movimentar a economia e turismo da região, permite o diálogo do homem com a natureza e uma reflexão sobre a forma que estamos tratando os recursos naturais. Precisamos avançar e muito nesta relação e o esporte, sem dúvida alguma, é uma ferramenta que ajuda na formação e conscientização das pessoas", salientou o governador Paulo Hartung.
Comunidades envolvidas
As provas disputadas possibilitam que moradores de comunidades de Castelo possam visualizar e acompanhar os pilotos sobrevoando os locais, como Vargem Alta, na Rampa do Mirante, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim, Estrela do Norte, Burarama, Mundo Novo, Itaoca, São Vicente, Aracuí, Patrimônio do Ouro, toda a Cidade de Castelo, entre outras.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes
(27) 9.99445215