30/06/2016 12h30 - Atualizado em 07/07/2016 16h40

Governador faz inaugurações e visita fábrica em Viana

Vistoria de obras da UPA 24 horas, visita às instalações da fábrica Thermopor e inauguração de quadra construída na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Araçatiba. Esses foram os compromissos do governador Paulo Hartung no município de Viana, no final da tarde desta quarta-feira (29). Na oportunidade, o governador esteve acompanhado por lideranças municipais e populares.

Após as visitas, durante solenidade realizada em Aracatiba, o governador Paulo Hartung ressaltou que o país passa por uma crise financeira sem precedentes, porém destacou que os capixabas não devem desanimar com as adversidades e aconselhou a buscar por oportunidades. Hartung disse ainda que o Governo do Estado tem priorizado investimentos de baixo custo e alto impacto para população.

"Mais que a quadra e a estrada que estamos modernizando na região, nossa prioridade são investimentos em educação. Estamos olhando para o futuro, pois assim possibilitaremos aos nossos jovens o acesso ao conhecimento e, consequentemente, direito de igualdades e oportunidades", frisou Hartung.

Inauguração de quadra na EMEF Araçatiba

As aulas de educação física para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Araçatiba, em Viana, vão ficar ainda mais atrativas a partir de agora, com a inauguração da quadra esportiva.

A obra foi feita por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a Prefeitura de Viana, no valor de R$ 371.864,87. O prazo de execução da obra foi de 180 dias. A empresa responsável pela obra é a WF Engenharia. No local, a Prefeitura instalou uma academia da família e uma pista de caminhada.

“Essa obra será um complemento importante para os estudantes da Escola Araçatiba, pois é um espaço pedagógico. Precisamos de uma escola contemporânea, onde as crianças e os jovens encontrem todos os recursos que precisam para a aprendizagem. Sempre digo que a estrada para o futuro chama-se escola”, disse o governador.

Também participaram do evento a superintendente de Estado da Educação, Silvana Fernandes Cézar, e autoridades políticas do município de Viana.

Construção da UPA 24 horas é sustentável

A obra tem por característica o formato tipo ‘Steel Frame’, composta por perfis leves de aço e que não se utiliza tijolos. O principal material estrutural é o aço galvanizado, que é 100% reciclável. De acordo com o município, esse modelo de construção não desperdiça material, é mais rápido e seguro. Outras características desta estrutura encontra-se na qualidade acústica, aproveitamento do espaço interno, não proliferação de fungos, mofo ou bolor. Segundo a equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura, toda a estrutura é montada nos moldes do projeto, ficando, assim, mais fácil e rápida sua execução. A obra atualmente encontra-se na parte externa. Já foi feito o calçamento do estacionamento, a execução das caixas de esgoto e água e 80% da grama já foi instalada. A torre da caixa d’água está com sua estrutura pronta, e, nesta semana, terá início as instalações dos tubos hidrossanitário e gases medicinais.

No total são 1.350 metros quadrados de construção. A unidade vai possibilitar a descentralização do atendimento em unidades de saúde e deixará o serviço mais próximo dos moradores da zona rural. A unidade contará com três salas multifuncionais, consultórios ginecológico e odontológico, salas de vacinação, de reunião e de educação, entre outros espaços.

As UPAS funcionam 24 horas, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAS inovam ao oferecer estrutura simplificada com Raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

Thermopor

A Thermopor Indústria e Comércio de Artefatos em Poliestireno Expansível Ltda é uma empresa voltada para a produção de soluções em EPS (Isopor®) para a construção civil e para outros diferentes segmentos de indústria. A fábrica da Thermopor está situada no município de Viana (ES), em uma região bem próxima às rodovias BR 101 e BR 262, o que facilita o processo logístico. O EPS (Isopor®) é um produto 100% reciclável, que pode ser reutilizado no processo produtivo gerando novos produtos, o que permite maior sustentabilidade às práticas produtivas.

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes