09/10/2015 12h00 - Atualizado em 12/08/2016 15h34

Governador participa da entrega do Centro Integrado em Aracruz

Alunos do Serviço Social da Indústria do Espírito Santo (Sesi-ES) em Aracruz receberam, nesta sexta-feira (09), o novo ginásio de esportes, João Baptista Depizzol Neto, no Centro Integrado Sesi/Senai/IEL no município. Com um investimento de R$ 1,35 milhão, o ginásio atenderá cerca de 240 alunos do Ensino Médio, além de crianças e adolescentes do Projeto Atleta do Futuro (PAF).

A estrutura, que abrange uma área de 1.115 m², foi desenvolvida para que os alunos exercitem modalidades esportivas como futsal, handebol, vôlei e basquete. O espaço, que é totalmente coberto, também possui vestiários feminino e masculino. A solenidade de inauguração contou com as presenças  do governador Paulo Hartung,  do presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, do prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, além de lideranças empresariais.

O governador Paulo Hartung destacou que o Sistema "S" contribui de forma incisiva com a educação profissional do Estado, principalmente, no interior do Estado. Hartung lembrou que a instalação do Centro Integrado Sesi/Senai/IEL em Aracruz acompanhou uma política estadual para atração de investimentos privados e, consequentemente, desenvolvimento da região com a geração  de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida.

"Estimulamos a instalação desta unidade para acompanhar as demandas dos novos e importantes  investimentos na região. Esse tipo de unidade auxilia no avanço da qualificação educacional profissional e dá mais oportunidades aos nossos jovens no mercado de trabalho", destacou o governador.

Paulo Hartung aproveitou a oportunidade para reforçar o conceito do projeto Escola Viva que o  Governo está implantando na rede pública estadual.  "O formato de ensino que existe nesta unidade é o que chamamos de Escola Viva. São unidades de ensino estruturadas e atrativas para nossos jovens e conectadas com a realidade atual.  É isso que estamos implantando em nossa rede pública. Neste  mundo novo o conhecimento abre janelas de oportunidades, igualdade de oportunidades. Precisamos que nossos jovens tenham acesso ao  conhecimento e bons valores para garantir um futuro mais próspero para eles e para o país", completou.

Para Marcos Guerra, o investimento na unidade só fortalece a indústria da região. “O Centro Integrado  de Aracruz foi a primeira unidade a funcionar de forma 100% integrada, ampliando a eficiência do Sistema Findes na área e alcançando mais de 17 mil atendimentos por ano. Estamos sempre investindo no município para modernizar nossos laboratórios e atender às demandas da indústria local e dos novos empreendimentos. Em nossa gestão, temos investido sempre de acordo com a necessidade de cada região. Utilizando nossos recursos de forma eficaz, construímos uma indústria cada vez mais forte”, enfatizou o presidente.

Centro Integrado premiado

No último dia 15 de setembro, alunos do Centro Integrado Sesi/Senai/IEL de Aracruz conquistaram medalha de ouro no “Desafio de Projetos Integradores de Inovação e Empreendedorismo do Senai Nacional”, com o projeto Smart Cover Generator (geração de energia elétrica com telhado especial). Eles concorreram com 2.500 estudantes de todo país. O Centro Integrado também foi consagrado como “Melhor Escola Particular” e “Melhor Equipe Estreante” (Sesi) em 2014 e 2015 na Olimpíada Brasileira de Robótica.

Sistema "S"

Termo que define o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica, que além de terem seu nome iniciado com a letra S, têm raízes comuns e características organizacionais similares. Fazem parte do sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Existem ainda o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Social de Transporte (Sest).

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

Leonardo Nunes