12/03/2015 15h00 - Atualizado em 22/08/2016 15h49

Governador participa da inauguração de unidade de saúde em Viana

Mais de 500 pessoas participaram, na manhã desta quinta-feira (12), no bairro Vila Bethânia, em Viana, da inauguração da nova Unidade Saúde da Família "Orminda Vaz Broedel" que contará com atendimentos médicos primários, preventivos e informativos. A construção da unidade foi uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Viana. O investimento foi de R$ 1,2 milhão. Oito mil pessoas serão beneficiadas diretamente.

Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung ressaltou que a saúde pública é um desafio nacional e, que para obter avanços, é necessária uma política pública focada em gestão e ações coordenadas para utilização de diagnósticos técnicos que orientem nas tomadas de decisões, principalmente, sobre ampliação de unidades e fornecimento de novos serviços.

“O nosso sistema de saúde é interligado. Esta obra aqui no bairro Vila Bethânia é importante porque atende as demandas da região. Estou planejando a construção de um novo hospital no Estado e os diagnósticos sinalizam que será no sul da Região Metropolitana e, com isso, o município de Viana será diretamente beneficiado, pois os serviços que serão prestados irão complementar os que já são prestados atualmente”, falou o governador Paulo Hartung.

Paulo Hartung pediu para comunidade desenvolver hábitos mais saudáveis, como a prática regular de atividades físicas e alimentação balanceada.  "Sal em excesso é veneno. Precisamos cuidar de nossa alimentação, pois o bom mesmo é não precisar de remédios, enfermeiros  e  médicos“ comentou Hartung.

Médico de família, com residência em Saúde Comunitária, o vice-governador César Colnago destacou a importância do serviço de saúde pública e também dos hábitos saudáveis, que precisam ser adotados no dia a dia. “Nessa unidade de saúde, que vai funcionar até às 21 horas, estamos abrindo um horário para aqueles que trabalham durante todo o dia possam fazer suas consultas. Unidade e serviços de saúde são muito importantes, mas também é essencial a qualidade de vida que buscamos diariamente, com a prática de atividades físicas e o consumo de alimentos saudáveis”, afirmou.

Já  o prefeito Gilson Daniel agradeceu a presença do governador Paulo Hartung e enfatizou ações importantes que a administração tem realizado na cidade e, hoje, em especial em Vila Bethânia. “Quero dizer que nós trabalhamos muito. Estamos investindo firme em obras e na garantia da qualidade de vida para a população. Muitas dessas obras são parcerias com o Governo e é essa parceria que nos ajuda a seguir cada vez mais adiante”, disse.

Moradora há 42 anos do bairro, a dona de casa Creuza Ferreira Rocha disse estar muito satisfeita com a unidade. "Agora sim a Unidade de Saúde do bairro está adequada para nós moradores. Fico muito feliz em poder contar com este espaço e os serviços que aqui serão oferecidos", afirmou.

Unidade de Saúde

A nova Unidade Saúde da Família (USF) de Vila Bethânia, em Viana, conta com um espaço físico de 600 m². O local dispõe de cinco consultórios (um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, vacina, suturas e curativos, farmácia, auditório com 75 lugares e ambientes administrativos. O padrão do projeto arquitetônico adota características ecologicamente corretas, com destaque para o jardim interior e a ampla distância entre o piso e o teto (entre quatro e cinco metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural.

A edificação conta ainda com ambientes climatizados nos consultórios e no auditório. A construção da Unidade Saúde da Família tem o objetivo de fortalecer a atenção primária, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio dessa iniciativa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) financia a construção e equipa as Unidades. Em contrapartida, o município disponibiliza o terreno e os profissionais para atuar no local. Para a construção da USF de Vila Bethânia, a Sesa repassou R$ 881.383,00.

Leonardo Nunes Celular / WhatsApp (27) 9 9944 5215