22/06/2016 13h58 - Atualizado em 07/07/2016 15h58

Governador participa de premiação de produtores de mamão

Reconhecer, estimular e incentivar a adoção de boas práticas agrícolas no cultivo do mamão no Espírito Santo. Foi com esse objetivo que o governador Paulo Hartung participou, na noite desta terça-feira (21), do Prêmio Produtor Brapex 2016. Realizado no Hotel Days Inn, em Linhares, o evento reuniu os principais produtores do Estado, além de autoridades Estaduais e veículos de comunicação.

Hartung ressaltou que a fruticultura capixaba é uma atividade econômica importante, forte e com produção diversificada em terras capixabas. "O setor de mamão está em crescimento, com os produtores investindo em tecnologias e atuando de acordo com a demanda e anseios do mercado. Acredito muito na atividade agrícola no Brasil e no Espírito Santo. Venho parabenizar os produtores capixabas pela forma profissionalizada que atuam. Queremos que o Estado seja produtor e processador. Venho estimular e auxiliar nas ações necessárias para o setor crescer e avançar,  gerando empregos e desenvolvimento em terras capixabas", destacou Hartung.

O concurso é realizado pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) com o objetivo de incentivar a adoção de boas práticas agrícolas no cultivo do mamão através do reconhecimento dos exemplos exitosos na atividade. A entidade coordena a premiação avaliando a qualidade da fruta e os procedimentos adotados pelos agricultores na produção. A edição deste ano contou com o crivo de uma Comissão Técnica formada por engenheiros agrônomos com larga experiência na cultura do mamão.

O processo de avaliação considerou como critérios Boas Práticas Agrícolas e de Higiene, como estrutura da propriedade, aspecto visual das plantas, manejo dos defensivos e cuidados na colheita; a Avaliação Pós-colheita das Frutas, como aparência do fruto e calibres; e a Qualidade pós-maturação, entre os itens avaliados o teor de brix da fruta.

De acordo com o diretor executivo da Brapex, Franco Fiorot, a ação visa incentivar a adoção de técnicas adequadas na lavoura e valorizar todo o setor produtivo e exportador. “O mamão nacional segue alto nível de exigência para importantes mercados consumidores. Precisamos nivelar esse elevado padrão em todo setor produtivo e valorizar quem atua com tecnologias sustentáveis na atividade”, destaca.

Prêmio

O Prêmio Produtor Brapex 2016 é realizado pela Brapex com apoio da Associação Brasileiras dos Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Syngenta, Cargo Link Logistic e Acqua Férti Irrigação

Premiados

1º lugar: Paulo Roberto Brunelli

2º lugar: Antônio Vanderlei Marim

3º lugar: Thiago Orlete

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes
(27) 9.99445215

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard