05/02/2015 17h10 - Atualizado em 23/08/2016 17h01

Governador participa de Seminário sobre preservação de água na Região Metropolitana

Dando continuidade à estratégia de conscientização da população e mobilização dos gestores públicos sobre a forte seca que castiga o Estado, o governador Paulo Hartung participou nesta quinta-feira (05) da solenidade de abertura do Seminário em Defesa das Águas - Preservação e Uso Racional dos Recursos Hídricos da Grande Vitória.  O evento contou com a presença de, aproximadamente, 350 pessoas e foi realizado no auditório do Sest/ Senat, em Alto Lage, Cariacica.

Durante o evento e sem anunciar quais medidas serão realizadas, o governador Paulo Hartung adiantou que técnicos do Governo do Estado estão estudando possibilidades de intervenções físicas que podem ser realizadas para ampliar as reservas hídricas existentes no Estado, além reforçar que pretende avançar na elaboração de uma legislação específica com normas, procedimentos e orientações sobre o uso, aplicação e produção de água no Espírito Santo.

"As mudanças climáticas extremas já são uma realidade. Temos que encarar esse novo fator. É importante que o Estado tenha uma política definida sobre os recursos hídricos existentes. A maior forma de preservação de água é no próprio subsolo e, neste sentido, é necessário uma cobertura florestal adequada para que as águas sejam armazenadas de forma natural ao longo do leito e margens de rios. Estou disposto e vamos mobilizar os gestores públicos, setor produtivo e sociedade em geral para realizarmos as ações necessárias. Temos que ter uma nova atitude e uso racional da água", destacou Hartung.

Ainda durante o seminário, o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Junior lamentou o poder público e a sociedade civil organizada não terem pautado a gestão dos recursos hídricos antes da atual crise. “Esse é um debate que deveria ter sido feito anos atrás. Estamos correndo contra o tempo e temos que realizar imediatamente ações de curto, médio e longo prazo. Já começamos um trabalho interno na Prefeitura com ações para economizar energia e água. Esperamos que essa ação sirva de exemplo para o restante do município e Estado”, disse o prefeito.

Palestras

Durante o seminário foram realizadas duas palestras. A primeira sobre os “Desafios para o gerenciamento das águas no Espírito Santo” e foi ministrada pelo professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Antônio Sérgio Ferreira Mendonça. Já a segunda, teve como tema “Águas no município de Cariacica” e foi proferida pelo também professor da Ufes e ex-presidente da Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan), Robson Sarmento.

Mobilização

Vale lembrar que o Governo vem promovendo em todo o Estado mobilizações junto aos Comitês de Bacias Hidrográficas e usuários de água de um modo geral. Os comitês deverão definir, já nos próximos dias, novas regras para o uso da água das bacias hidrográficas com o objetivo de enfrentar os efeitos da mais grave seca registrada no Espírito Santo nos últimos 40 anos.

Assessoria de imprensa do Governo do Espírito Santo

Leonardo Nunes