11/08/2015 09h00 - Atualizado em 17/08/2016 15h54

Governador prestigia inauguração de biblioteca em Cariacica

Nesta terça-feira (11) o governador Paulo Hartung prestigiou a solenidade de inauguração da Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, localizada em Campo Grande, Cariacica. De acordo com a gestão municipal, o novo espaço irá beneficiar mais de 350 mil pessoas. O acervo da biblioteca conta com mais de oito mil obras. A ação vai ao encontro da meta 32 do Plano Nacional de Cultura (PNC), que estabelece que 100% dos municípios brasileiros tenham ao menos uma biblioteca pública em funcionamento.

“Não tem forma melhor do que celebrar o Dia  do Estudante com a inauguração de uma biblioteca pública. Enquanto Governo do Estado somos parceiros do município nesta ação e pretendemos replicar nesta nova biblioteca o extraordinário trabalho que a Biblioteca Estadual está desempenhando. A intenção é transformar este espaço em um ponto de encontro no município para as pessoas realizarem bate papo literário e promoverem importantes debates”, comentou o governador Paulo Hartung.

O chefe do Poder Executivo Estadual avaliou ainda que o novo espaço proporciona cidadania, inclusão social e oportunidade de crescimento pessoal aos jovens do município. "Abrir a possibilidade de acesso ao conhecimento e saber aos nossos jovens é uma oportunidade ímpar neste mundo integrado e em rede que vivenciamos. Educação é uma ferramenta que abre portas e janelas de oportunidades”, completou Paulo Hartung.

Já o prefeito do município, Juninho Luzia, reforçou o conceito da educação como ferramenta da transformação. “Essa é uma obra especial. Eu costumo dizer para as pessoas que essa é uma entrega que Cariacica sempre esperou e mereceu. Não acredito na transformação se não for através da educação”, disse o prefeito.

Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas

A nova sede da Biblioteca Madeira de Freitas está situada na Rua Vale do Rio Doce, 34, em Campo Grande, ao lado da casa de shows Brasileirão. O acervo conta com mais de oito mil obras em áreas como Literatura Nacional e Infantil, História, Geografia, Direito, Sociologia, Matemática e Artes. O novo ambiente possui recepção, um telecentro de ponta, contemplado por um edital da Fundação Bill & Melinda Gates, sala de cursos, de leitura, de coordenação e tratamento do acervo, além de cozinha e banheiros adaptados, garantindo acessibilidade aos portadores de deficiência.

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes