23/11/2016 14h20 - Atualizado em 23/11/2016 14h23

Governo do Estado atualiza ferramentas de gestão documental

Um grupo de trabalho formado por servidores da área da Ciência da Informação – arquivistas e bibliotecários – está promovendo uma capacitação na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) para membros das Comissões de Avaliação de Documentos (CADS). O objetivo é a participação no processo de atualização das ferramentas de gestão documental do Governo do Estado. Caberá aos representantes executar ações relacionadas ao Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de documentos das atividades-meio do Executivo Estadual, atuando em caráter multidisciplinar.

Gestão Documental

A Lei Federal nº 8.159, de 08 de agosto de 1991, considera como gestão documental “o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, à tramitação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento em fase corrente e intermediária, visando à eliminação ou ao recolhimento para a guarda permanente”.

Ao Estado, compete definir os critérios de organização e vinculação de seus arquivos, bem como a administração e o acesso aos documentos, respeitando-se as especificidades de cada setor gerador. A Tabela de Temporalidade e o Plano de Classificação são instrumentos indispensáveis para a eficácia da gestão documental, pois por meio deles ocorre a destinação adequada dos materiais com prazo de guarda expirado, liberando espaço físico e reduzindo custos para a administração pública.

Informações à imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo

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