03/08/2016 14h00 - Atualizado em 03/08/2016 14h25

Governo investe R$ 965 mil para subsidiar projetos de associações pelo Funsaf

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou nesta terça-feira (2) o contrato de mais dois projetos aprovados no primeiro edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf). As associações beneficiadas são dos municípios de Montanha e Santa Teresa. Para subsidiar as ações serão investidos R$ 965 mil.

A solenidade de assinatura contou com a presença do diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Marcelo Suzart; diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Aroldo Natal Silva Filho; gerente de Agricultura Familiar da Seag, Luiz Carlos Bricalli; além dos representantes das associações, entidades e prefeituras.

Serão beneficiadas a Associação do Pequenos Agricultores do Assentamento Oziel Alves, em Montanha, e a Associação dos Agricultores Familiar do Assentamento Tomazzini, de Santa Teresa. Os recursos serão utilizados para a implantação da Unidade de Beneficiamento de Café e Pimenta do Reino, onde vão ser adquiridos secadores de café, máquina de pilar, silo, balança, equipamentos de informática, materiais de escritório, elevadores, dentre outros.

Para a Associação dos Pequenos Agricultores do Assentamento Oziel Alves será destinado o valor de R$ 484.595,94. Já para a Associação dos Agricultores Familiar do Assentamento Tomazzini os recursos serão de R$ 481.252,74. Em junho, cinco associações dos municípios de Guaçuí, Itapemirim, Linhares, Mantenópolis e Pedro Canário foram beneficiadas com R$ 1,2 milhão ao todo.

O diretor-presidente do Incaper destacou que o Funsaf é um novo modelo de apoio à agricultura familiar no Estado. “Vemos o envolvimento das associações, o que é gratificante. É uma conquista do agricultor familiar. E os recursos não são entregues aleatoriamente. A conquista deles é uma vitória com base em critérios técnicos”, afirmou Marcelo Suzart.

Para o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Aroldo Natal Silva Filho, a participação do banco mostra a atenção da instituição com o social. “Somos um banco de desenvolvimento, nossos critérios são técnicos e isso não contrasta com nossa atenção ao social. Ofertamos nossos conhecimentos financeiros para agilizar a vida da agricultura familiar que trabalha no e para o Espírito Santo”, disse o presidente.

O presidente da Associação dos Agricultores Familiar do Assentamento Tomazzini, Alberto Rodrigues dos Santos, explicou como o investimento vai ajudar aos produtores rurais. “A gente precisava dessa parceria. O desenvolvimento do pequeno agricultor passa pelo aumento da produtividade e melhoria da qualidade da produção, para que a gente possa atender melhor o nosso consumidor”.

O gerente de Agricultura Familiar da Seag, Luiz Carlos Bricalli, explicou na solenidade como funciona o Funsaf e que os editais abertos para a apresentação dos projetos, um modelo novo de concorrer aos recursos, agilizaram o processo. “O Fundo dá oportunidades iguais para que todas as associações e cooperativas possam concorrer aos recursos disponibilizados. Com o Funsaf, a Seag acredita que os recursos investidos irão se transformar em melhorias de renda e qualidade de vida às famílias rurais”.

Edital
O primeiro edital do Funsaf foi lançado em outubro de 2015. Ao todo, 34 projetos de associações de todo os Espíritos Santo foram inscritos, e de todos eles, sete foram aprovados. Para a aprovação, as propostas passaram por duas etapas, uma para constatar a habilitação jurídica, e outra de avaliação técnica.

FUNSAF

O Funsaf conta com o apoio técnico e financeiro integrado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O Funsaf vai possibilitar a ampliação dos investimentos do Governo do Estado destinados ao fortalecimento da agricultura familiar.

Ingrid Castilho

Ingrid.seag@gmail.com