Gustavo Macacko apresenta canções autorais no Hospital Estadual de Atenção Clínica
Pacientes do Hospital Estadual de Atenção Clínica (antigo Adauto Botelho), em Cariacica, e seus familiares e moradores do entorno curtiram o show do cantor Gustavo Macacko na tarde desta quinta-feira (12), no pátio do hospital. A ação integra o projeto “Cultura na Saúde Mental”, que tem como meta valorizar a arte como agente terapêutico importante na vida de pessoas diagnosticadas com transtornos mentais.
Feliz por se apresentar pela primeira vez no hospital, Gustavo Macacko se entregou totalmente no palco e colocou todos para dançar ao som de canções do seu mais recente trabalho, “Despontando para o anonimato”. “O show foi especial, por se tratar de um ambiente e de uma situação especial, diferenciada, pela sensibilidade que a situação carrega. Nos faz questionar determinados valores, formas de conduta e isso nos faz refletir. Acabamos entendendo a arte como um instrumento de transformação de uma forma muito mais ativa. É um dos momentos muito marcantes na minha vida”, declara.
Muitos familiares dos pacientes participaram do evento. Isabel Soares é mãe de um dos pacientes e estava emocionada com o momento de integração, mas feliz, segundo ela, em ver que as atividades culturais desenvolvidas pelo hospital estão ajudando, e muito, no desenvolvimento dos pacientes.
O “Cultura na Saúde Mental” é um projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que tem como principal objetivo valorizar a arte como agente terapêutico importante na vida de pessoas diagnosticadas com transtornos mentais.
Sobre a instituição
O Hospital Estadual de Atenção Clínica é composto, atualmente, pela parte clínica, com 40 leitos, pronto socorro e a parte psiquiátrica, com 50 leitos. A entidade atende pacientes de todo o Estado.
No hospital são realizadas atividades terapêuticas, passeios, atividades físicas, oficinas, atendimento psicológico, dentre outras ações, visando à proteção e direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, sempre proporcionando o tratamento da saúde mental com convívio familiar e com a comunidade.
O pátio do Hospital Estadual de Atenção Clínica passa a funcionar, a partir de agora, como um novo equipamento cultural na Grande Vitória.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secult Paula Norbim / Erika Piskac / Márcia Almeida secultes.imprensa@gmail.com comunicacao.secult.es@gmail.com imprensa@secult.es.gov.br Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627 Facebook: secult.espiritosanto
Twiter: @secult_ES