04/08/2016 14h43 - Atualizado em 04/08/2016 14h39

Hospital promove palestra e musicalização no Dia Nacional da Saúde

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, realizará atividades de incentivo à saúde física e mental nesta sexta-feira (05), Dia Nacional da Saúde. A mobilização, organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização, envolve palestra sobre a importância da prática de exercícios físicos e apresentação de música.

Durante a palestra, o educador físico Luciano Teixeira de Souza explicará sobre os benefícios que os exercícios físicos são capazes de proporcionar às pessoas quando praticados de forma correta e associados a uma alimentação adequada.

Segundo a responsável pela Comissão de Humanização do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, Ariane Campos, o evento tem o objetivo de despertar a atenção de pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre a importância de promover saúde e manter a qualidade de vida.

“A intenção é sensibilizar o nosso público sobre os cuidados necessários com a saúde, essenciais tanto para quem recebe atendimento, quanto para os colaboradores que promovem a assistência”, explica Ariane.

A palestra sobre atividade física acontecerá às 14 horas no auditório. Já a apresentação musical será realizada nos corredores do hospital, a partir de 16 horas. Voluntários vão embalar a tarde com músicas tocadas no violão e no violino.

 

Confira dicas para uma vida mais saudável*

 

- Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições;

- Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados;

- Beba pelo menos dois litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;

- Pratique pelos menos 30 minutos de atividade física todos os dias e mantenha o peso adequado para sua idade e altura;

- Evite bebidas alcoólicas e fumo.

 

A origem do Dia Nacional de Saúde

 

O Dia Nacional da Saúde foi criado oficialmente pelo governo brasileiro por meio do Decreto de Lei de 5.352, de 8 de novembro de 1967.

Segundo o Ministério da Saúde, o dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar a data em razão do nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, personagem importante da história da saúde, que atuou fortemente no combate às epidemias de febre amarela e varíola no Brasil no início do século XX.

Oswaldo Cruz também é reconhecido como o fundador do Instituto Soroterápico Federal, atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e da Academia Brasileira de Ciências.

 

*Fonte: Guia Alimentar do Ministério da Saúde

 

 

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Elisângela Gonçalves

comunicacao.heue@heueprosaude.org.br

(27) 3194-0122 / 99233-7237

Foto: Comunicação/HEUE

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642 / 3347-5643 / 9 9969-8271 / 9 9983-3246 / 9 9943-27

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard