05/08/2015 16h46 - Atualizado em 17/08/2016 16h47

Idaf apreende mais de 800 kg de carne imprópria para consumo

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em parceria com a Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor (Decon) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (DPMAPC) identificou, nessa segunda-feira (03), dois pontos de abate clandestino em Cariacica. A ação faz parte da Operação Brasil Integrado, do Ministério da Justiça, que mobilizou órgãos estaduais e federais no Espírito Santo em uma fiscalização conjunta em diversos segmentos.

Segundo a médica veterinária do Idaf, Luciana Dantas Barbosa, duas equipes do Instituto atuaram em pontos distintos de denúncias sobre abate clandestino. Em um estabelecimento foram encontrados cerca de 600 quilos de carne suína acondicionados de forma precária de higiene. Em outro local, havia 220 quilos de frango, abatido sem inspeção sanitária, e mais de 40 galinhas e frangos vivos, que seriam abatidos nas mesmas condições.

“Os produtos oriundos do abate, que seriam comercializados em municípios da Grande Vitória, foram destruídos por oferecer risco à saúde dos possíveis consumidores. Já os animais vivos foram encaminhados para um frigorífico registrado no Serviço de Inspeção Oficial para que sejam abatidos de forma adequada, garantindo a segurança alimentar. Após o abate, a carne será doada para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cariacica”, explica Luciana.

 

Serviço de Inspeção Oficial

 

Todo produto de origem animal, como carne, peixes, queijos, entre outros, deve, obrigatoriamente, ser registrado no Serviço de Inspeção Oficial, que pode ser municipal, estadual ou federal. Ao adquirir algum desses alimentos, o consumidor deve ficar atento quanto à presença do selo ou carimbo do serviço de inspeção nas embalagens. Os alimentos processados de forma clandestina não adotam as exigências sanitárias preconizadas pela legislação, colocando em risco a saúde do consumidor.

 

Operação Brasil Integrado

 

O Espírito Santo integra a segunda fase da Operação Brasil Integrado, que teve início no Rio de Janeiro. A iniciativa é do Ministério da Justiça e tem por objetivo enfrentar, de maneira articulada, os mais diversos tipos de crime de caráter interestadual.

A ação no Espírito Santo teve início no dia 29 de julho e foi encerrada às 23h59 dessa terça-feira (04), envolvendo as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, além da Receita Estadual, Idaf, Procon e Receita Federal.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Idaf

Francine Castro - (27) 9 9946-7504

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard