18/11/2016 15h35 - Atualizado em 18/11/2016 15h37

II Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil começará na próxima segunda-feira (21)

Na próxima semana, de 21 a 25 de novembro, acontecerá o 2º Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil (II ECADEC) e, este ano, o Espírito Santo foi escolhido para sediar o evento.  O 1º ECADEC aconteceu em Florianópolis/SC, em novembro do ano passado. O evento tem por objetivo testar, aprimorar e difundir a atuação das Forças Armadas em conjunto com a Defesa Civil em situações de emergência e apoio à população, além de verificar os procedimentos e as medidas adotadas pelo Ministério da Defesa, com vistas a atender ao artigo 16 da Lei Complementar n° 97/1999, que atribui subsidiariamente às Forças Armadas a cooperação com a Defesa Civil.

O II ECADEC ocorrerá no 38º Batalhão de Infantaria do Exército, na Prainha, em Vila Velha, e utilizará um sistema em rede, similar a jogos de guerra, não empregando tropas no terreno. Serão considerados cenários fictícios de desastres ligados aos eventos enfrentados pelo Espírito Santo nos últimos anos, com destaque para os decorrentes das fortes chuvas registradas no final de 2013. Também há previsão de simulação de um desastre industrial.

Um software dará suporte às ações no evento. Ele é chamado de “Pacificador” e é operado pelo Centro de Simulação do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro. No exercício, caberá às Forças Armadas, sob um comando conjunto constituído por representante do Corpo de Bombeiros Militar, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Secretarias de Estado, entre outros, complementar, de forma coordenada, as ações da Defesa Civil Estadual com ações de busca e resgate, remoção e apoio a desabrigados e desalojados, interdição e desobstrução de vias, descontaminação química, entre outras.

A atividade busca, portanto, testar a sistemática dessa cooperação, já regulamentada no Protocolo de Ações entre os Ministérios da Defesa, Integração e Saúde, e pelo Plano de Emprego das Forças Armadas para Apoio à Defesa Civil, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Após o exercício será realizada uma reunião de análise crítica para identificar as possibilidades de melhorias e os pontos fortes das respostas do sistema.

II ECADEC (2º Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil)

Dia: de 21 a 25 de novembro

Horário: das 8 às 17h