15/04/2015 17h00 - Atualizado em 19/08/2016 16h34

Incaper contribui na elaboração do plano municipal de desenvolvimento rural de Iconha

Em Iconha, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, está coordenando a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS). A elaboração do plano foi uma deliberação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

De acordo com o extensionista Fábio Lopes Dalbom, para a elaboração do PMDRS estão sendo realizadas oficinas com os agricultores do município em diversas localidades. “É preciso captar junto aos moradores do espaço rural suas necessidades, anseios, críticas e proposições, possibilitando assim a elaboração de um plano o mais próximo possível da realidade local”, disse Fábio.

Já ocorreram oficinas na comunidade de Duas Barras e de Monte Belo. Ainda estão previstas mais duas oficinas setoriais: na Câmara Municipal no dia 22/04 e na Comunidade de Campinho, em 28/04. Após as setoriais, será realizada uma oficina maior com lideranças de todas as comunidades para consolidar o diagnóstico e as proposições com base na sistematização dos dados coletados.

Estão sendo trabalhados oito temas nas oficinas: infraestrutura produtiva e assistência técnica e extensão rural; estrutura sócio comunitária; organização social; meio ambiente; diversificação; pecuária leiteira; banana e café. “Temos o objetivo de elaborar um plano de ação para além das questões agropecuárias e contemplando ações amplas de desenvolvimento rural”, disse Fábio.

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br