26/08/2016 17h41 - Atualizado em 23/08/2016 17h37

Incaper dá apoio a implantação de unidade de referência tecnológica em Castelo

A cidade de castelo vai receber uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) voltada para a integração de lavoura, pecuária e floresta (ILPF). A ideia surgiu durante um workshop sobre esse tipo de sistema, que aconteceu há poucos dias no município.

A iniciativa é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Leite) e da Instituição de Ensino Multivix.

A unidade será instalada na propriedade do agricultor Jorge Galvão, na comunidade de Crimeia, com o objetivo de realizar a demonstração de métodos e de resultados, além de eventos relativos a essa integração de atividades, no meio rural.

A unidade contará com o apoio técnico dos servidores do Incaper, o zootecnista Bernardo Lima Bento de Mello e Bevaldo Pacheco, lotados no Escritório Regional Sul Caparaó, e com o apoio operacional do chefe local do Escritório do Incaper em Castelo, Laélio Scolforo.

Os sistemas de integração envolvem a produção de grãos, fibras, madeira, energia, leite ou carne na mesma área, em plantios em rotação, consorciação e/ou sucessão. O sistema funciona, basicamente, com o plantio durante o verão de culturas agrícolas anuais (arroz, feijão, milho, soja ou sorgo) e de árvores, associado a espécies forrageiras dos gêneros brachiaria ou panicum.

Há várias possibilidades de combinação entre os componentes agrícolas, pecuário e florestal, considerando espaço e tempo disponíveis, resultando em diferentes sistemas integrados, como lavoura-pecuária-floresta (iLPF), lavoura-pecuária (iLP), silvipastoril (SSP) ou agroflorestais (SAF).

Com a integração entre árvores e pastagens, o produtor também pode vender a madeira das árvores quando alcançarem a idade para corte. Enquanto não for possível a comercialização, a árvore serve de sombra para o gado. Além disso, o produtor também pode utilizar espécies frutíferas, em que os frutos podem ser aproveitados para ração animal, para comercialização no mercado.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard