17/06/2015 15h51 - Atualizado em 18/08/2016 15h53

Incaper preserva sementes de milho em campos de produção

A Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em Viana é um dos locais onde estão sendo implantados campos de produção de diversos tipos de culturas. Uma das espécies que vem sendo multiplicada no local é a do milho “Capixaba Incaper 203”.

A variedade “Incaper 203” é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 1985, por intermédio de várias estratégias de melhoramento genético. Ao longo dos anos, os pesquisadores do Incaper foram adequando a espécie de acordo com a realidade local.

“Por ser uma variedade que se adapta aos diferentes ambientes do Estado, cerca de 70% dos produtores de base familiar do Espírito Santo já plantaram”, comenta Marcio Adonis, pesquisador do Incaper

Comparado às outras variedades de milho cultivados no Brasil, o “Incaper 203” apresenta alta tolerância à seca e às principais doenças foliares e de grãos. O custo da semente é 50% menor ao de híbridos de linhagens, tendo grande vantagem de se reutilizar as sementes em plantios subsequentes por até três ciclos.

Outra vantagem da variedade é que a espigas, por ocasião da maturação, possuem a tendência de declinarem, possibilitando a proteção contra a entrada da água da chuva e pragas. Nos milhos de outras variedades, as espigas crescem voltadas para cima e quando chove, a água pode adentrar na ponta da espiga, que normalmente fica exposta, e apodrecer.

Alimentação

O 'Capixaba Incaper 203' apresenta grãos mais duros e de coloração vermelha alaranjada, o que constitui característica relevante à produção de alimentos caseiros como fubá, polenta, canjiquinha, bolos e papa. O milho também é utilizado para a alimentação de aves, visando à produção de ovos e carnes avermelhadas, mais apreciadas pelos consumidores. 

O valor nutricional dos grãos dessa variedade é elevado, muito maior que as quantidades encontradas na média dos milhos comuns brasileiros. Possui 30% a mais de proteína, 45% a mais de óleo, 50% a mais de fósforo e quatro vezes mais cálcio.

Serviço:

Os produtores que desejarem adquirir as sementes da variedade “Capixaba Incaper 203” deverão procurar a Secretaria de Agricultura de seu município e saber se existe o Programa de Produção de Sementes em execução no local. O Incaper trabalha em parceria com os órgãos municipais no sentido de produzir a quantidade de sementes demandadas pelos produtores locais para distribuição futura, no momento do plantio.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seag - Idaf

Daniel Simões (27) 3636-3700

Texto: ThaísTonini

(27) 3636-3651

facebook.com/SeagES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard