23/09/2016 14h20

Inscrições para Câmara de Assessoramento da Fapes ainda estão abertas

Doutores membros da comunidade técnico-científica têm até a próxima sexta-feira (30) para se inscrever a uma das vagas nas Câmaras de Assessoramento  (CA’s) da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) para o mandato do biênio 2017-2018.

As Câmaras se dividem em oito áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Exatas e da Terra, Agrárias, Saúde, Humanas, Vida e Linguística, letras e artes. Cada Câmara é constituída por nove membros titulares e o mínimo de cinco e máximo nove suplentes, que atuam sob a coordenação da diretoria técnico-científica e de inovação da Fapes.

Cabe aos integrantes das CA’s – doutores de saber e experiência comprovadas em suas respectivas áreas de atuação – analisar o mérito científico e técnico dos pedidos de fomentos, apoios e incentivos recebidos pela Fapes, conforme critério de análise estabelecido nos editais.

De acordo com o diretor técnico-científico, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, as Câmaras de Assessoramento são fundamentais e a participação da comunidade científica nas CAs da Fapes contribui significativamente com a melhoria de procedimentos de análise e julgamento das propostas, na discussão das demandas de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação. “Portanto, com essa chamada, pretendemos obter uma lista de pesquisadores com interesse em melhorar os processos seletivos e, sobretudo, visando homogeneizar, padronizar os processos de julgamento, retirando o componente subjetivo e pessoal das análises das propostas”.

As reuniões ordinárias das Câmaras ocorrem mensalmente e encontros extraordinários poderão ser convocados a qualquer tempo para atender demandas da Fapes. Para efetuar a inscrição é necessário estar cadastrado no Sistema de Gestão da Fapes, o Sigfapes, acessar o e-mail www.sigfapes.es.gov.br, entrar na área restrita do pesquisador. Localizar o item Editais Abertos, clicar sobre “candidatura a membro das câmaras de assessoramento da fapes” e criar proposta no ícone verde.