Jovem de Futuro: profissionais da Educação participam de seminário
Nesta quarta-feira (30), profissionais da Educação da Rede Estadual estão reunidos no Centro de Convenções de Vitória para debater a importância do uso de avaliações e evidências científicas na gestão das escolas públicas.
Trata-se do Seminário Estadual Gestão Educacional: Evidências e Tomada de Decisão, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e o Instituto Unibanco.
O evento foi aberto pelo secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha. “Nós trabalhamos por resultados na educação do Espírito Santo. E é por isso que estamos aqui reunidos. Foquem no trabalho em equipe, que é muito importante para o sucesso. Conto com todos vocês para continuarmos crescendo”, disse.
O Seminário reuniu cerca de 300 participantes, entre diretores de escolas que fazem parte do Programa Jovem de Futuro e de outras 74 unidades que entrarão no projeto no ano que vem, além de supervisores, equipe de gestores da Sedu e das superintendências regionais.
A expectativa é que o seminário contribua para que os profissionais da educação no Estado, sobretudo aqueles que atuam diretamente na gestão das escolas da rede pública, percebam o valor do uso de avaliações externas, estudos, pesquisas e evidências científicas em seu processo de tomada de decisão.
Entre os palestrantes estão o professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Ricardo Madeira, a professora do Departamento de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Telma Vinha e o professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e coordenador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), Manuel Palácios.
Jovem de Futuro
O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional voltada para o aprimoramento contínuo da gestão escolar com o objetivo de melhorar o resultado de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio. Iniciado em 2008, o projeto já foi implantado em dez estados brasileiros e até 2015 beneficiou 2,5 mil escolas estaduais e 1,6 milhão de estudantes do Ensino Médio.
No Espírito Santo, o projeto Jovem de Futuro começou em 2015, beneficiando mais de 72 mil estudantes, com o intuito de melhorar o desempenho educacional dos alunos do Ensino Médio da rede pública. Em 2017, além de 149 escolas onde já existe o projeto, outras 74 unidades escolares entrarão no Jovem de Futuro. A intenção é que o projeto contemple toda a rede pública de Ensino Médio ao longo de quatro anos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br
Texto: Soraia Camata Canal