29/11/2016 15h25 - Atualizado em 29/11/2016 15h14

Livro conta a história dos 160 anos da Biblioteca Pública do Espírito Santo

Referência em acervos de documentos históricos, obras raras, e na preservação da identidade e da memória capixaba, a Biblioteca Pública do Espírito Santo – BPES ganha uma publicação que narra toda a sua trajetória de importante veículo de acesso à informação e ao conhecimento: “160 Anos de História: Biblioteca Pública do Espírito Santo”. O lançamento será nesta quinta-feira (1º), às 19 horas, com entrada franca. A obra foi organizada pelas professoras doutoras Rita de Cássia Maia e Silva Costa (diretora da BPES) e a professora Adriana Pereira Campos, e lançada pela Arte da Cura Editora, numa parceria da BPES/SECULT com a UFES.

 

Fundada em 16 de julho de 1855 em uma das salas do segundo pavimento do Palácio, no governo do Presidente da Província Sebastião Machado Nunes, sua existência se iniciou graças à mobilização de intelectuais capixabas que se dispuseram a entregar parte de seu acervo pessoal ao governo para a criação do espaço que abrigasse livros e periódicos.

 

Como quinta biblioteca pública estadual criada no país e vinculada à Secretaria de Estado da Cultura – Secult, a BPES  ganhou uma sede própria na Praia do Suá em 1979, onde podem ser encontrados clássicos da historiografia e da literatura capixaba.

 

Biblioteca Pública: política cultural e acesso a informação

 

Outro destaque nestes 160 anos da BPES são os diversos projetos, em que se destacam as atividades relacionadas à pratica da política cultural, no Estado: ações como cursos, rodas de leitura, mesas-redondas, lançamentos de livros, visitas monitoradas de escolas, expansão da rede de bibliotecas públicas municipais, sem contar sua divisão itinerante (Biblioteca Móvel e Transcol) e as pesquisas e leituras realizadas pelo sistema Braille, cujo setor amplia suas atividades por meio de um programa de inclusão sociocultural.

                                       

De acordo com a diretora da Biblioteca e gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo, Rita de Cássia Maia, a publicação demonstra como as ações da política de preservação de acervos da Biblioteca têm sido decisivas para a consolidação da instituição não apenas como importante patrimônio no Estado, mas também como referência local e nacional de sua memória e de sua identidade.

 

“Nessas ações assentam-se as bases de uma política cultural de valorização do conhecimento, da ciência e das artes voltada para o cumprimento de sua função social, ou seja, assegurar acesso à informação e ao conhecimento para todos e contribuir para formar cidadãos mais críticos e qualificados para a vida em sociedade”, enfatiza Rita.

 

Serviço:

Lançamento Do Livro “160 Anos De História: Biblioteca Pública Do Espírito Santo”

Data: 01/12 (quinta-feira)

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES). Endereço: Av. João Batista Parra, 165 - Enseada do Suá, Vitória.

Horário: 19 horas.

Entrada franca.

Telefone: 3137.9349

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard