30/11/2016 16h05 - Atualizado em 30/11/2016 16h03

Maior feira de artesanato do Espírito Santo segue até domingo na Praça do Papa

A Feira Nacional de Artesanato do Espírito Santo (Artesanto) começou na noite dessa terça (29), na Praça do Papa, em Vitória. A cerimônia de abertura contou com presença de diversas autoridades, como o vice-governador César Colnago e o secretário estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Rodrigo Coelho.

Mais de 200 artesãos participam da feira, e a expectativa é de que 45 mil pessoas passem por lá até domingo. Os visitantes vão poder apreciar e adquirir itens de decoração, presentes e acessórios, confeccionados com os mais variados produtos, como vidros, metais, papéis reciclados, osso, fibras naturais, plástico, produtos do mar, entre outros. Estão presentes expositores do Espírito Santo e também de outros estados brasileiros.

Na abertura, o secretário Rodrigo Coelho ressaltou a importância de eventos como esse para os artesãos do Espírito Santo.

“O artesão precisa de um lugar para vender, como essa feira, que já é referência. Vamos viabilizar isso. É importante que a gente mantenha espaços de comercialização do artesanato capixaba. Isso é renda e segurança para as famílias, que garantem seu sustento por longo período depois de eventos como esse”, disse o secretário.

Coelho destacou, também, as ações do Governo do Estado para fomentar o artesanato em terras capixabas.

“Temos inúmeros artesãos espalhados pelo Estado cuja renda é tão somente oriunda de seus trabalhos manuais. Estamos trabalhando para fortalecê-los, incentivando-os, realizando Feiras como a ArteSanto; realizando editais para que participem de outras Feiras Nacionais, e também com a abertura das lojas de artesanato, uma já inaugurada e funcionando em Santa Teresa e outras duas em Vitória”, pontuou.

Na ocasião, o vice-governador Cesar Colnago reforçou a importância do artesanato como fator de ocupação e também da vantagem que a atividade pode oferecer do ponto de vista da sustentabilidade.

“Circulei pela feira e me chamou atenção a reutilização de alguns materiais. Alguns trabalhos expostos aqui são feitos com sucatas, coisas que são desprezadas pela maioria das pessoas e viram obras de arte belíssimas nas mãos dos artesãos. Isso, além da renda, é sustentabilidade, é pensar num futuro melhor, com reúso de materiais associado à cultura”, explicou.

A Artesanto acontece até 04 de dezembro, na Praça do Papa, em Vitória. A iniciativa é do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). O evento conta ainda com patrocínio do Sebrae-ES e apoio da Prefeitura de Vitória, da Caixa Econômica Federal e da Federação dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes). A entrada é gratuita.

A Feira contará ainda com apresentações culturais e praça de alimentação, local ideal para saborear pratos típicos do Espírito Santo. O evento faz ainda homenagem a alguns artesãos capixabas, que contarão com um espaço especial para demonstrarem suas habilidades. Eles foram escolhidos por serem referência em suas tipologias e por divulgarem o artesanato capixaba nacional e internacionalmente por meio de seus trabalhos.

Oportunidade

A artesã Dalva Martins, 58, é um exemplo de como o artesanato pode ser transformador na vida de comunidades. Ela é moradora de Regência, em Linhares.

 “Combinei com algumas mulheres de reservar dois dias da minha semana para ensiná-las a fazer batas e outras peças de vestuário artesanalmente. Hoje nós estamos aqui na Artesanto, e essas mulheres, que eram marisqueiras, agora têm sua renda por meio do artesanato. Isso levantou a autoestima delas”, conta Dalva.

Serviço - Artesanto

Horário de funcionamento:

Terça a Sexta-feira: 16h às 22h; Sábado: 10h às 22h; Domingo: 10h às 21h

Programação cultural:

30/11 – Quarta feira

18h30 – Orquestra de Violão – Instituto Preservarte

02/12 – Sexta Feira

20h – Dixieland – Banda Jazz volante - FAMES

04/12 – Domingo

17h – MB Trio Jazz – FAMES

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – SETADES

Fábio Andrade - fabioandrade@setades.es.gov.br

Tel: (27) 98868-2119 - (27) 3636-6803

Karla Danielle Secatto – ascom@setades.es.gov.br

Tel: (27) 99859-6726 - (27) 3636-6803

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard