28/07/2015 19h42 - Atualizado em 17/08/2016 17h38

MEC SHOW 2015 apresenta últimas novidades em máquinas e equipamentos

Máquinas potentes de corte a plasma, equipamentos usados para movimentação de cargas pesadas, correias transportadoras patenteadas e até mesmo um robô capaz de reproduzir todos os movimentos humanos na hora de soldar. Essas são algumas das novidades que estarão expostas na MEC SHOW 2015 – Feira da Metalmecânica, Energia e Automação, que será realizada a partir desta terça-feira (28) até a próxima sexta (31), no Pavilhão de Carapina, no Espírito Santo. A abertura contou com a participação do governador Paulo Hartung.

A feira, em sua oitava edição e consolidada no calendário nacional de eventos do setor, vai reunir 180 expositores de diversos estados brasileiros, sendo 20 estreantes. A estimativa é de que 17 mil profissionais circulem pelos corredores durante os quatro dias. O Governo do Estado está com um estande conjunto do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e o Banestes.  Na feira serão apresentadas aos empresários as potencialidades econômicas do Espírito Santo, os empreendedores poderão ter acesso às linhas de financiamento destinadas ao setor, aos programas de fomento e incentivos.

Uma equipe de gerentes do Banestes ficará na feira todos os dias, para prospectar novos clientes e também para atender correntistas que já contam com as várias modalidades de crédito do banco.

O gerente geral de Crédito Comercial para Pessoa Jurídica do Banestes, Leonardo de Oliveira Boa, destaca que na feira serão apresentadas linhas adequadas de crédito para os investidores.

“A área metalmecânica é muito importante por estimular o desenvolvimento do nosso Estado. Vamos suprir os clientes em suas necessidades de negócios, além de apresentar nossa linha de produtos e serviços aos demais visitantes da feira”, frisou.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado (Sindifer-ES), Manoel Pimenta, a feira serve para apresentar novidades e estreitar relacionamentos. “O que nos inspira a realizar esta edição é a oportunidade de agregar conhecimento, estreitar relacionamentos e se sensibilizar quanto à inovação. Neste momento, devemos adquirir expertise para atuar em novos mercados”, ressaltou.

Já o presidente do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (Cdmec), Antônio Falcão, lembrou que o setor metalmecânico precisa se reinventar para competir em igualdade de condições com empresas nacionais e até internacionais. “A saída é investir em tecnologia e inovação para agilizar seus processos, e a MEC SHOW promove uma integração entre fornecedores e grandes compradoras, estimulando o desenvolvimento dessa prática”, disse.

No Espírito Santo, o setor metalmecânico envolve diferentes segmentos da economia local, entre eles: mineração, metalurgia e siderurgia. Ao longo das últimas quatro décadas desenvolveram-se no Estado segmentos industriais e de serviços impulsionados pelos chamados “grandes projetos” formando uma ampla rede de fornecedores nas áreas de metal mecânica (fabricação de peças e componentes, montagem e manutenção), eletroeletrônica, engenharia de projetos, construção civil e outros serviços tecnológicos especializados.

Esta rede constitui-se, hoje, de 280 empresas pertencentes aos segmentos supramencionados, empresas estas associadas ao PDF (Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Estado do Espírito Santo) e que atendem os setores de siderurgia, mineração, papel e celulose, portuário, ferroviário, rodoviário, principalmente. Com a expansão da exploração de petróleo e gás no Espírito Santo, novas perspectivas econômicas se abrem para a chamada indústria de base capixaba. 

"A 8ª Feira MECSHOW é uma demonstração de que os capixabas têm condições, capacidade e articulação de realizar uma Feira de grande porte com a presença de empresários e investidores nacionais e internacionais. Quero deixar claro aqui que o governo do Estado é parceiro do desenvolvimento. Estamos fazendo o dever de casa na organização da máquina pública e criando medidas para agilizar nossa prestação de serviços. Crise cria oportunidades e, neste sentido, acredito que o Espírito Santo está preparado para ser uma luz  neste nebuloso cenário nacional", detalhou o  governador Paulo Hartung.

 

 

Programação paralela

Além da exposição, a MEC SHOW já é reconhecida pela sua extensa programação paralela, que inclui desde rodadas de negócios, promovidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), palestras e cursos da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) Regional Espírito Santo, do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e do Sesi e Senai, além do Isa Show ES, um dos maiores eventos do setor de automação do Espírito Santo, a 4ª Conferência do Petróleo, Gás e Indústria Naval e os seminários de Energia e Inovação.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, participa nesta terça (28) do debate sobre Petróleo e Gás no Espírito Santo com o tema “Desafios e Perspectivas para o ES” no primeiro dia da 8ª Feira da Metalmecânica, Energia e Automação – MEC SHOW,  que vai até sexta no Pavilhão de Carapina. “Apesar de vivermos um momento de restrições, o setor de petróleo e gás tem grande importância para a economia do Espírito Santo, visto que o Estado é o segundo maior produtor do país, responsável por cerca de 16% da produção nacional. Além disso, aquece o segmento metalmecânico capixaba já reconhecido no cenário brasileiro”

A MEC SHOW 2015 é uma promoção do Sindifer-ES e do Cdmec. A feira é uma realização da Milanez & Milaneze em parceria com VeronaFiere e co-realização do Sebrae-ES. O evento tem ainda apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei), ISA – Seção Espírito Santo, Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e Federação das Indústrias do Estado (Findes).

 

Serviço:

MEC SHOW 2015    

Data: 28 a 31 de julho

Local: Pavilhão de Carapina, Espírito Santo

Horário: 15 às 21 horas, com acesso até às 20h

Inscrição: A feira é voltada para profissionais e empresários do setor, com credenciamento feito pelo site www.mecshow.com.br

 

 

Informações sobre linhas de financiamento:

Bandes Atende: 0800 283 4202

 

 

Saiba mais sobre as linhas de crédito do Banestes na Mec Show

 

- Opções de câmbio para exportação

ACC: Trata-se de um Adiantamento sobre Contrato de Câmbio destinado ao correntista Banestes habilitado à exportação, em moeda nacional, de recurso total ou parcial, relativo a uma exportação a ser realizada no futuro. Esse adiantamento ocorre antes do embarque das mercadorias.

ACE: É uma antecipação ao exportador que já efetuou o embarque das mercadorias vendidas e dispõe de todos os documentos referentes a esse embarque, em especial as vias originais do conhecimento de embarque marítimo, aéreo ou rodoviário, mediante a entrega desses documentos ao Banco para realização da cobrança bancária no exterior. Mais informações: http://banestes.com.br/pessoa_juridica/cambio/cambio_exportacao_adiantamentos.html

 

- Financiamento para Importação (Finimp): Possibilita o financiamento de longo prazo para a aquisição de máquinas, visando à modernização do parque industrial, e de curto prazo para a compra de insumos e mercadorias no Exterior.

 

- Opções de linhas de investimento com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES)

BNDES PSI (Programa de Sustentação de Investimento): Tem por objetivo financiar a produção e a aquisição isolada de máquinas e equipamentos novos, inclusive ônibus e caminhões, de fabricação nacional, credenciados no BNDES. Mais informações: http://banestes.com.br/pessoa_juridica/credito/credito_bndes_psi.html

 

BNDES Finame: Visa financiar a aquisição, produção e a comercialização de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, credenciados no BNDES. Mais informações http://banestes.com.br/pessoa_juridica/credito/credito_bndes_finame.html

 

- Opções de linhas de crédito a curto prazo

Capital de Giro: Crédito destinado a suprir as necessidades de curto prazo da sua empresa, para pagamento parcelado. Com taxas diferenciadas, o cliente pode escolher a forma de pagamento que melhor se encaixe ao planejamento da sua empresa. Mais informações em http://banestes.com.br/pessoa_juridica/credito/credito_capitalgiro.html

Conta Garantida: Trata-se de um limite rotativo vinculado à conta de sua empresa. Os prazos, taxas e limites estão diretamente relacionados às garantias oferecidas pelo cliente. O diferencial desse produto é que a empresa pode dispor do recurso no decorrer do dia-a-dia do seu trabalho de modo ágil e fácil. Mais informações em http://banestes.com.br/pessoa_juridica/credito/credito_contagarantida.html

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes

Fabíola Zardini

(27) 3636-9708/ 9 9942 9537

 

Assessoria de Comunicação do Banestes
Lúcia Garcia
lmgarcia@banestes.com.br
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br
Texto: Jardel Torezani

 

Assessoria de Comunicação Social do Bandes

Cleomar Ferreira

Tel.: (27) 3331-4360/ (27) 99815-9237

Wilson Peçanha Igreja Campos

Tel.: (27) 3331-4424

comunica@bandes.com.br

www.facebook.com/bandesonline

 

Assessoria do Governador

Leonardo Nunes 

Tel.: (27) 9 9944 5215

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard