11/06/2015 17h00 - Atualizado em 18/08/2016 16h49

Mecanismo de eficiência energética é tema de reunião entre representantes do BID e o Bandes

Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estiveram no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) para uma visita técnica sobre mecanismos de eficiência energética nesta quinta-feira (11).

No encontro, a consultora do BID, Mônica de Oliveira, o presidente da ONG Fiorello H. LaGuardia Foundation, Patrick D’Addario, e representantes do setor apresentaram possibilidades de financiamentos e garantias para mecanismos de eficiência energética. Eles foram recebidos pelo diretor-presidente Luiz Paulo Vellozo Lucas, pelo diretor de Crédito e Fomento, Everaldo Colodetti, e por técnicos do banco capixaba.

“Precisamos mostrar capacidade de agir diferente, de mudar de estratégia, de aproveitar a agenda colocada pela crise para fazer o novo. É preciso identificar oportunidades de ganhar eficiência e produtividade, eliminar desperdícios, destravar obstáculos e eliminar burocracias, aproveitar mercados, inovar nas parcerias e em modelagens criativas capazes de viabilizar operações e projetos”, explica Luiz Paulo.

Mecanismos inovadores que possibilitem alternativas e soluções de desenvolvimento para o Estado vêm sendo estudados pela equipe do Bandes. Entre as linhas de atuação estratégica está o apoio a essas novas formas de investimento, que aliem os benefícios econômicos e a sustentabilidade a formas de investimento não tradicionais, como a economia verde e a economia criativa. “O Bandes está se reinventando para ser um banco de soluções para o desenvolvimento, ao lado dos empreendedores capixabas, das entidades empresariais, do poder público e também das empresas de fora do Estado que queiram atuar em terras capixabas”, completa o diretor-presidente.

 

Eficiência Energética

 

Tema da visita, o Mecanismo de Garantia de Eficiência Energética (EEGM), é um instrumento de garantia que facilita os financiamentos para projetos de eficiência energética e energias renováveis e já vem sendo aplicado em outros países.

Ele oferece garantia, por meio de fiança, para acessar as linhas de crédito disponíveis no mercado brasileiro, por meio de bancos privados ou públicos e, ainda, garantia em contratos de performance que garante o desempenho do projeto ao cliente final. O projeto é liderado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) e o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do Bandes

Cleomar Ferreira

Tel.: (27) 3331-4360/ (27) 99815-9237

Bárbara Deps Bonato

Tel.: (27) 3331-4352

comunica@bandes.com.br

www.facebook.com/bandesonline

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard