21/11/2016 15h00 - Atualizado em 21/11/2016 14h57

Meio ambiente é tema de projetos escolares

Para estimular a preservação do meio ambiente e promover um maior conhecimento com relação a natureza, alunos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais Professor Carlos Mendes e Irineu Morello – ambas localizadas em Governador Lindenberg – participaram de um projeto.

Desenvolvido pelo professor de Ciências, João Guilherme Elias Junior, os estudantes fizeram várias atividades relacionadas ao tema, como a montagem de uma horta, onde houve o plantio de temperos usados nas merendas das unidades. Além disso, foi elaborada uma gincana ecológica com o tema “Tarefa Cumprida”, em que os estudantes foram divididos em equipes.

Durante a gincana, as equipes deveriam escolher um animal ou uma planta da região e realizar uma pequena apresentação sobre a espécie ou animal escolhido, além de confeccionar cartazes sobre o tema e um objeto com materiais recicláveis.

A gincana também contou com uma etapa em que os alunos realizaram o plantio de árvores e o compartilhamento da ideia por meio do Facebook, com a #ProjetoEuCuidoDoMeioAmbiente. 

Meio Ambiente: Casa Comum

Na Escola Estadual Bernardino Monteiro, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, aconteceu a Feira de Arte e Ciências, que fez parte do projeto “Meio Ambiente: Casa Comum”. O objetivo foi conscientizar e sensibilizar os estudantes a respeito de temas como reutilização, reciclagem e redução de lixo.

De acordo com a pedagoga Ana Lúcia Miranda, a feira contou com a participação de todos os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que confeccionaram produtos a partir de materiais recicláveis, além da preparação de pratos culinários com o aproveitamento total dos alimentos.

“Foi ótimo, pois toda a comunidade escolar e local participou da feira, assim como os familiares dos estudantes, que apoiaram a ação e também trouxeram receitas para as atividades culinárias”, concluiu Ana Lúcia.

 Plantio de árvores

Os estudantes da Escola Estadual Professor Carlos Pinto, localizada em Governador Lindenberg realizaram o plantio de aproximadamente 200 mudas de árvores pelo município. As mudas foram doadas pelas empresas privadas da região.

Essa ação é realizada todos os anos por uma das empresas, que proporciona a doação de diversas mudas para a escola, objetivando a desenvolvimento ambiental do município. Cada aluno recebeu uma muda para plantar em um local de preferência.

Além da presença dos alunos, a ação também contou com a comunidade local, que ajudaram no plantio. Entre as espécies doadas estão ipê colorido, cerejeira, jaqueira, flamboyant, pés de goiaba, jaca, caju, entre outras.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 99703-7815
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br
Texto: Paula Nogarolli

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard