03/06/2015 15h55 - Atualizado em 18/08/2016 17h54

Música tradicional japonesa de graça no palco do Carlos Gomes

Na próxima segunda-feira (15), às 19h30, o Theatro Carlos Gomes, em Vitória, celebra os 120 anos de amizade Brasil-Japão com a apresentação do Trio Yui, um tradicional grupo de música japonesa, com instrumentos típicos do país. Formado em 2009, o grupo é formado por três artistas vindas de Tóquio, Wakayama e Ibaraki. O espetáculo tem entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início da apresentação.   

Perfil

Yui é um grupo de música tradicional japonesa, formado pelas artistas Ko Kakinokihara, Yoshimi Tujimoto e Chie Hanawa.  Os instrumentos utilizados são tradicionais do Japão: Tsugaru Shamisen, Koto e Shakuhachi. O repertório prevê músicas tradicionais japonesas, composições contemporâneas próprias e peças brasileiras.

120 anos de amizade Brasil-Japão

A iniciativa, idealizada pela Fundação Japão, marca o aniversário de 120 anos da assinatura oficial das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil. Diversos eventos de intercâmbio cultural têm sido promovidos desde o início do ano, com o intuito de fortalecer os laços entre os dois países mundialmente conhecidos por sua rica cultura musical.

 

Sobre as artistas

 

Ko Kakinokihara (Artista de Koto)

Nascida em Tóquio, Japão, começou a tocar Koto (da Escola Ikuta) aos 5 anos de idade, e Shamisen (do Estilo Jiuta) aos 10 anos de idade. Formou-se no departamento de Koto (da Escola Ikuta) na Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio em 2004. No mesmo ano, lançou um CD de estreia, "Kotoba-ni-dekinai (não pode ser a palavra)" como cantora e instrumentista de Koto. Esta música está disponível para download no site da gravadora. Em 2010, encarregou-se da música tema da primavera no Complexo Comercial e de Entretenimento “TBS Akasaka Sacas”. Em 2011, orientou os arranjos de Koto para o teatro “Prelúdio do Oceano Pacífico” do diretor Amon Miyamoto. Ocupa também o cargo de instrutora adjunta do clube de Koto na Universidade de Mulheres do Japão. Além disso, participa de vários shows e gravações.

Yoshimi Tujimoto (Artista de Shakuhachi)

Nascida em Wakayama, Japão, começou a tocar o Shakuhachi com a orientação do seu pai, mestre nesse instrumento (Escola Kinko), com 16 anos de idade. Formou-se na Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio em 2010. Durante seu período na universidade, participou de uma apresentação no programa de TV popular do Japão, “Daimei no nai ongakukai (Concerto sem nome)”. Em 2005, apresentou-se na Cidade Rohnert Park, Califórnia como Enviada do Amistoso Internacional da Cidade de Hashimoto, em Wakayama. No mesmo ano, foi convidada para apresentar-se no 3º Fórum Mundial, e no Festival de Cultura Japonesa em Assis, Itália. Atualmente, é membro do "Aioi", uma orquestra de música tradicional japonesa.

Chie Hanawa (Artista de Tsugaru-Shamisen)

Nascida em Ibaraki, Japão, começou a tocar Shamisen aos 9 anos sob a tutela de Mitsuyoshi Sasaki. Em 1994, participou dos Concertos de Intercâmbio Cultural no Exterior, realizado em Denver, Colorado e no Carnegie Hall, em Nova York, em 1996. Em 1998, aos 15 anos de idade, tornou-se campeã na Categoria C do Campeonato Nacional de Tsugaru-Shamisen. Em 2000, tornou-se a campeã mais jovem da história, na Categoria A do mesmo campeonato. Em 2003, participou dos Concertos de Intercâmbio Cultural no Exterior realizado em Pequim. Em janeiro de 2004, lançou seu álbum de estreia, “Tsuki no Usagi (Coelho na Lua)”.

 

Serviço:

Apresentação do Trio Yui

Data: 15/06 (segunda-feira)

Local: Theatro Carlos Gomes, Vitória

Horário: 19h30

Apresentação Gratuita

(Distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo)

 

Assessoria de Comunicação da Secult

Paula Norbim / Erika Piskac / Márcia Almeida

secultes.imprensa@gmail.com / comunicacao.secult.es@gmail.com / imprensa@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/997970353/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard