Novo sistema de gestão escolar integrará escolas e famílias
Uma nova ferramenta gerencial, para a rede pública estadual, está sendo implantada para garantir mais eficiência, qualidade e integração entre as escolas e as famílias. O novo Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges) foi lançado nesta quinta-feira (19), durante o 13º Encontro de Diretores de Escolas Públicas Estaduais e Superintendentes Regionais de Educação.
O novo sistema disponibilizará dados e informações detalhadas sobre o cotidiano escolar, permitindo que diretores, professores e familiares acompanhem, juntos, as atividades da escola e dos estudantes.
"O Sistema de Gestão é uma ferramenta importantíssima que nos passa, em tempo real, o que está se passando na rede. É a grande base de dados da Educação, para que as Superintendências, a Sedu (Secretaria de Estado da Educação) Central e as escolas sejam eficazes na correção do rumo, observar as coisas boas e fortalecer o acompanhamento", destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
Além da utilização do sistema nas 500 escolas estaduais e nas 11 Superintendências Regionais de Educação, as famílias também poderão acompanhar as atividades escolares dos estudantes.
Uma das novidades do sistema é a implantação de um módulo de monitoramento de resultados. Neste módulo serão disponibilizadas informações por escola, com dados como Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Rendimento, Distorção de Idade e Série, entre outros.
Além disso, o sistema disponibilizará um calendário onde o diretor e/ou pedagogo poderá inserir as atividades realizadas pela escola, como datas de feiras, apresentações culturais e datas comemorativas. Com o calendário, a escola poderá se planejar e organizar as atividades escolares.
Para as famílias, já no segundo semestre, o sistema continuará disponibilizando o Boletim Online, mas além das notas, os pais ou responsáveis poderão acessar, também, a ficha individual do estudante e conferir a sua frequência bimestral. Todo o acesso será feito por meio do CPF do responsável pelo aluno.
"Todos os dados das escolas estarão disponíveis neste novo sistema e tudo será alimentado e pesquisado de forma muito simples. Este novo sistema, permite que os pais, por exemplo, possam acessar e verificar várias informações, como o boletim e o calendário escolar, a ficha individual de seu filho, informações de indicadores da escola, tudo sem sair de casa. Já os professores, entre outras funções, poderão incluir a frequência e as notas pelo sistema ou pelo aplicativo de celular, basta estar em uma área com internet. São informações que vão agregar e fazer com que as escolas possam ter uma tomada de decisão mais rápida. O sistema foi feito para toda a comunidade escolar", explicou a subgerente de Estatísticas Educacionais da Sedu, Denise Pereira da Silva.
Para 2017, a Sedu já está preparando ações para avançar, ainda mais, com o sistema. A previsão é que a partir do ano que vem, os pais ou responsáveis possam acessar todas as informações referentes ao estudante, tais como: alimentação, transporte escolar, se houve alguma ocorrência com o estudante na escola, etc.
13º Encontro de Diretores e Superintendentes
Diretores e superintendentes de Norte a Sul do Estado se reuniram em Vitória, no 13º Encontro de Diretores de Escolas Públicas Estaduais e Superintendentes Regionais de Educação, para debater sobre as ações realizadas até o momento na rede estadual de ensino e planejar ações para o semestre de 2016.
"O bom resultado de um sistema educacional, tem muito a ver com o exercício da liderança dos gestores. Esse encontro cumpre o papel de compartilhar as diretrizes da Sedu. Vai ajudar o diretor a manter o foco, saber quais são as prioridades e ajuda a Sedu Central compreender melhor o que condiciona o trabalho da escola para dar melhor soluções", ressaltou o secretário.
Programas prioritários como Sedu Digit@l, Jovem de Futuro, Escola Viva e Família Presente na Educação, foram destaque durante o encontro.
Para a diretora Maria Auxiliadora de Oliveira, da Escola Estadual Joassuba, de Ecoporanga, todos os assuntos abordados neste encontro são muito importantes. “Conhecer a realidade de outras escolas, trocar experiências e ouvir as orientações da Secretaria nos proporciona um melhor direcionamento, por meio de suas ações e programas. Inclusive, o novo sistema de gestão escolar irá facilitar muito o nosso trabalho".
O diretor da Escola José de Caldas Brito, de Linhares, Israel Augusto Moreira Borges, contou que sempre fica na expectativa, quando participa de encontros como este. “A explanação sobre o Sedu Digital, em especial o Currículo Interativo, me deixou muito animado, trouxe um leque de opções que certamente nossos professores investirão seu tempo em seu próprio benefício e também de todos os estudantes. Pude verificar a plataforma e os conteúdos estão distribuídos de maneira muito limpa, possibilitando um fácil acesso às informações".
Na oportunidade, os profissionais participaram também de uma palestra sobre aprendizagem socioemocional na escola, com o professor Ricardo Primi, que é Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo/ Flávia Zambrone
vbcamargo@sedu.es.gov.br/ fpzambrone@sedu.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-7705/ 3636-7706/ 99703-7815