19/12/2015 09h00 - Atualizado em 08/08/2016 15h21

Obras do Caminhos do Campo têm reinício em Mimoso do Sul

O Governo do Estado autorizou, na manhã desse sábado (19), o reinício das obras de pavimentação da estrada rural que liga o Distrito de Santo Antônio do Muqui a Conceição do Muqui, no município de Mimoso do Sul. As obras fazem parte do programa Caminhos do Campo, desenvolvido pela Seag.  Serão investidos R$ 7,9 milhões na pavimentação do trecho que possui 13,06 quilômetros. As obras estavam paralisadas desde novembro do ano passado. Com a estrada pavimentada, haverá aumento da segurança e da comodidade de quem utiliza a via, além de facilitar o escoamento da produção e reduzir os custos para os produtores da região, cujo principal produto é o café e o leite.

A solenidade de assinatura da ordem de reinício foi realizada na Igreja católica de Conceição do Muqui, e contou com a presença do vice-governador César Colnago; do secretário de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), Octaciano Neto; e deputados estaduais e a prefeita de Mimoso do Sul, Flavia Cysne.

O vice-governador do Estado, Cesar Colnago, explicou a necessidade do Governo ter dado uma ‘pausa’ nas obras do Caminhos do Campo. "Quando nós assumimos o governo no início do ano sabíamos das dificuldades encontradas. Para isso, nos planejamos para que durante o ano os capixabas não passassem aperto como vem acontecendo em outros Estados. Tem Estado com dificuldades de arcar com as contas nesse fim de ano, por falta de planejamento. Digo isso para que todos entendam a pausa que demos nas obras do Caminhos do Campo. Precisávamos reestabelecer o controle das contas no Estado como foi bem estabelecido pelo governador Paulo Hartung e, daqui por diante, vamos dando reinício às obras que estavam paralisadas pelo Estado e desenvolvendo a agricultura em regiões promissoras".

Para o secretário de Agricultura, o reinício trará dignidade e fortalecimento em toda a região, não só no município. "Muito feliz de participar do reinício das obras aqui em Mimoso. Um povo acolhedor e batalhador que terá maior qualidade para realizar seus trabalhos e desenvolver o seu melhor para contribuir com o fortalecimento da agricultura", enfatiza o Octaciano Neto.

A prefeita Flavia Cysne ressalta a melhoria para toda a região de Mimoso do Sul e distritos, que tem como forte na agricultura a produção de café e leite. "Para o trabalho ser realizado e com qualidade, precisamos de união. Essa parceria com governo do Estado, Secretaria de Agricultura e deputados Estaduais e nossos vereadores, todos bem alinhados, conseguimos alcançar os objetivos para dar melhor qualidade de vida à população".

Máximo Polati é morador de Conceição de Muqui e trabalha com café e leite na região, revende para cooperativas de beneficiamento de outras cidades. "Essa melhoria vai ser muito boa, pois quando chove temos dificuldade na retirada do leite. Para o transporte do café, a mesma coisa. Sem contar as escolas e Estados, que em época de chuva têm que se programar para passar pelas estradas".

Caminhos do Campo

O Caminhos do Campo teve início em 2003 e é considerado o maior programa de infraestrutura voltado para o interior já realizado na história do Espírito Santo. Ao todo, já foram pavimentados 117 trechos de estradas vicinais por todo o Estado, totalizando mais de 860 quilômetros e um investimento de R$ 400 milhões.

Em 29 de novembro do ano passado todas as 26 obras que estavam em curso foram totalmente paralisadas, a pedido do próprio Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Espírito Santo, por causa dos inúmeros cortes feitos no orçamento estadual pela gestão anterior. Quando o atual Governo assumiu, em janeiro, não havia recursos no orçamento 2015 para dar continuidade às obras.

Com o apoio da Assembleia Legislativa, o Governo conseguiu aprovar a criação do Fundo Especial de Apoio ao Programa Caminhos do Campo, o que permitiu a captação de R$ 60 milhões junto ao BNDES para que as obras pudessem ser retomadas. O compromisso é concluir todas as 26 obras paralisadas pela gestão anterior até 2018. A pavimentação de cada trecho está sendo reiniciada de acordo com a mobilização das empresas.

Assessoria de Comunicação da Seag - Daniel Simões

27 98849 9814 - 27 3636-3700