27/07/2016 15h00 - Atualizado em 27/07/2016 14h43

Olimpíada de Língua Portuguesa: escolas têm até o próximo dia 19 para enviar os textos

As escolas que se inscreveram na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) - Escrevendo o Futuro deverão selecionar os textos e digitá-los até o dia 19 de agosto, no site da OLP (https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso). Os textos, que deverão ser selecionados por uma Comissão Julgadora, também deverão ser impressos e enviados para a Comissão Julgadora Municipal.

Essa Comissão selecionará, entre os textos da escola, apenas um por categoria da qual participa, conforme os anos escolares que atende e os professores que se inscreveram.

Ao final desta etapa, será realizada a fase municipal, quando serão escolhidos os participantes que vão continuar na disputa. Os classificados serão enviados para a fase estadual, quando serão conhecidos os semifinalistas que vão compor a seleção regional.

Premiação

Os professores e alunos que participarem até a etapa municipal não receberão premiação por parte da coordenação, mas as escolas participantes e os municípios poderão, por iniciativa própria, premiar, conferir diplomas ou certificados aos professores e/ou alunos participantes, sem necessidade de consultar a coordenação.

Na etapa estadual, os professores e alunos inscritos receberão medalha e cupom para retirada de livro(s) na livraria montada no local do encontro. Já  na regional, o professor e aluno receberão medalha e um tablet, e a escola, uma placa de homenagem.

Nessa etapa, os professores poderão concorrer a prêmios, por meio do Relato de Prática, que é um diálogo contando as experiências com a realização das oficinas desenvolvidas nas escolas, tais como as dificuldades encontradas, seus acertos e suas reflexões.

Já na etapa nacional a premiação será medalha, notebook e uma impressora tanto para o professor quanto para o aluno. A escola receberá 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.

Escrevendo o Futuro

A “Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro” é resultado da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Instituída em 2008, a competição tem o intuito de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita.

Mais do que um concurso, a Olimpíada de Língua Portuguesa oferece propostas de formação dos educadores, seja por meio da distribuição de materiais com orientações pedagógicas, seja pela participação do educador em encontros para reflexão sobre as práticas educativas, com o objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pretende contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.

Informações Adicionais:

(27) 3636-7840/ 3636-7843