07/07/2016 16h00 - Atualizado em 07/07/2016 18h00

Orquestra se apresenta no Palácio da Cultura Sônia Cabral

Uma mistura de encantamento e alegria tomou conta dos convidados no quarto evento de apresentação do Palácio da Cultura Sônia Cabral, que aconteceu na noite de quarta-feira (06). No local, as pessoas puderam assistir a uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) regida pelo maestro adjunto Leonardo David que, ao final, convidou o governador Paulo Hartung para reger a canção “Eine kleine Nachtmusik” (Uma pequena serenata noturna), de Mozart.

“Está ficando lindo. Ainda estamos na fase de testes acústicos deste espaço que vai integrar o Circuito Cultural do Centro de Vitória. A orquestra Sinfônica do ES deu um show nessa noite e eu me arrisquei como maestro. Obrigado maestro Leonardo David pela oportunidade. Foi muito legal!”, comentou o governador Paulo Hartung.

O secretário de Estado da Cultura, João Gualberto, destacou a importância do local para as futuras atividades culturais no Estado. “O Palácio da Cultura Sônia Cabral vai funcionar como um importante espaço de vários campos artísticos, integrando várias expressões e incentivando a formação de jovens e a economia criativa para todo o Estado”.

O primeiro evento no Palácio da Cultura Sônia Cabral aconteceu em 18 de maio, voltado para os trabalhadores da obra de restauro da casa,  funcionários da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), alunos da Escola Viva e os secretários de Estado do Governo. O segundo, no dia 07 de junho, homenageou deputados estaduais e presidentes da Assembleia Legislativa, antigos e atuais, além da família da pianista Sônia Cabral, que dá nome ao local. Já o terceiro, realizado no dia 23 de junho, para o público atuante da área cultural e jornalistas realizado no dia 23 de junho.

Sobre o local

Conhecida também como a antiga sede da Assembleia Legislativa, o local é registrado como Palácio da Cultura Sônia Cabral e fica ao lado do Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. O lugar será destinado ao universo musical e terá uma série de atividades voltadas para os amantes da música, como sala de concertos (com capacidade de 206 lugares), salas de ensaios, camarins, área administrativa e serviços, todos bem distribuídos nos três andares do edifício. O imóvel também foi adequado para acessibilidade, com banheiros adaptados em todos os andares e elevador com acesso aos três pavimentos. O espaço vai contar, também, com um acervo referente à preservação da história da música capixaba.

Um pouco de história

O prédio do antigo Palácio Domingos Martins, já abrigou a sede da antiga Assembleia Legislativa do Estado e também a Casa do Cidadão de Vitória. Foi construído em 1606 e abrigava de início, a antiga Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. Em 1912, o prédio foi remodelado pelo arquiteto André Carloni, no governo de Jerônimo Monteiro (1908-1912), com a finalidade de se construir uma sede para a Assembleia Legislativa. Este novo espaço faz parte do Programa de Preservação e Revitalização do Patrimônio Cultura, que é integrante do Plano Estratégico de Ação e Política Cultural do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

 

Assessoria de Comunicação da Secult 

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz 
secultes.imprensa@gmail.com 
comunicacao@secult.es.gov.br 
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627 
Facebook: secult.espiritosanto ​

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard